Tratamento de insónias





A insónia é uma pertubação de sono que se pode caracterizar pela ausência de sono, por sono sem qualidade ou demasiada ansiedade ao facto de não conseguir adormecer.
Ter um sono reparador é essencial para a manutenção do nosso equilíbrio vital e contribui em muito para a recuperação orgânica, física e para a higiene mental. Não dormir adequadamente pode afectar negativamente a nossa capacidade de memória, aprendizagem e raciocínio. Para além disso, origina estados de fadiga, irritabilidade e esgotamento.
As causas de insónia dividem-se em físicas (doença cardíaca, asma, dor), fisiológicas (ruído, actividade nocturna, exercício), farmacológicas (cafeína, álcool, nicotina e outros estimulantes), psicológicas (stress, tensão, luto) e psiquiátricas (ansiedade, depressão, mania).
Sofrer de insónia pode ter consequências danosas para a vida profissional, social e psíquicas.
Existem ervas e suplementos que podem ajudar a combater este problema tais como: tília, camomila, lúpulo, hipericão e valeriana.
Para ter uma boa noite de sono há várias dicas que pode seguir: manter a escuridão no quarto, dormir apenas o necessário para se sentir bem disposto e activo no dia seguinte (cerca de 8 horas por dia), evitar fazer sestas durante o dia, fazer exercício físico regularmente, fazer refeições ligeiras ao jantar, manter uma temperatura confortável no quarto, deitar-se apenas quando sentir sono. Tente eliminar fontes de ruído incomodativos e levante-se sempre à mesma  hora. Por último, não se esforce em demasia para tentar adormecer, procure relaxar e deixe que isso aconteça naturalmente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

A história de Marla

As cicatrizes das famosas