Anemia





A anemia é uma doença em que a hemoglobina, que dá a cor aos glóbulos vermelhos e transporta o oxigénio pelo corpo apresenta valores inferiores ao considerado normal. Dos principais sintomas de anemia destaca-se dificuldades respiratórias, fadiga, palidez, tontura, indisposição, dor de cabeça, sono, dificuldades na respiração e actividade física.
 Uma das principais causas de anemia é a falta de ferro na alimentação, hemorragia de maneira súbita ou progressiva, falha na produção de células sanguíneas ou destruição das células eritrócitas.
 Há vários tipos de anemias, com sintomas parecidos mas causas distintas: anemia falciforme (anemia genética onde as células vermelhas do sangue têm uma alteração que diminiu a sua competência a transportar oxigénio), anemia ferropriva (a mais comum, causada por uma alimentação deficiente em ferro), anemia perniciosa (devido à falta de vitamina B12), anemia hemolítica (causada pela destruição das células vermelhas pelo organismo), anemia aplástica (causada pela produção insuficiente de glóbulos vermelhos pela medula óssea), anemia de fanconi (de origem genética em que há deficiência na produção de células vermelhas), anemia megaloblástica (com células vermelhas grandes e menor quantidade de plaquetas e de glóbulos brancos) e anemia refratária (causada pela baixa produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea.
O tratamento para a anemia passa por ter uma boa alimentação, fazer análises regulares ao sangue e, se for necessário, tomar suplementos de ferro ou sulfato ferro (60 mg). Nos casos muito graves a pessoa terá de levar uma transfusão de sangue. Pode ainda receitar-se suplementos de outras vitaminas ou sais minerais. Caso outra patologia tiver dado origem à anemia terá de ser tratada também até os valores do hemograma entrarem na normalidade.
No que diz respeito à alimentação deve-se privilegiar as proteínas como a carne e o peixe e a vitamina C que ajuda a aumentar a absorção do ferro durante a digestão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

A história de Marla

As cicatrizes das famosas