Nelly Furtado, luso descentente prodigiosa




 Nelly Kim Furtado nascida a 2 de Dezembro de 1978  na cidade canadiana de Victoria (British Columbia) surgiu no panorama musical em 2000 com o grande sucesso "I'm like a bird" do seu disco de estreia "Whoa, Nelly!" Filha de imigrantes açorianos, Nelly personifica o sonho americano e assume com alegria as suas raízes.
Ao longo dos seus 14 anos de carreira, Nelly lançou cinco discos, ganhou vários prémios e cantou com nomes como Juanes ("Fotografia") e Josh Groban "Silencio". Tem uma filha, Nevis Chetah, nascida em 2003 cujo pai é o ex-namorado Jasper Gahunia. Actualmente Nelly é casada com o engenheiro de som Demacio Castellon. A cantora e compositora frisa a importância de ter crescido numa cidade multicultural como Toronto para a sua formação musical na adolescência e subsequente carreira artística.




2000_ "Whoa, Nelly" Primeiro album lançado quando Nelly tinha 22 anos de idade. Para além do excelente single "I'm like a bird" destaque para os temas "Well, well", "Shit on the radio (Remember the days), "Baby girl", "I will make U cry" e "Scared of you". A nível conceptual este é um disco em que ressalta a honestidade e juventude da cantora com temas como a afirmação pessoal, conflitos nas relações interpressoais, medo e a descoberta de paz e harmonia na natureza.


2003_ É lançado "Folkore", o segundo disco de Nelly, mais cerebral e conceptual, em que a história de imigração da família de Nelly se evidencia, assim como o tempo de férias que a cantora costuma passar na ilha de São Miguel (Açores). Destaque para o primeiro single "Powerless (Say what you want), "One trick poney", "Build you up", "Força" (tema oficial do Europeu de Futebol) e "Explode". A cantora considera este album o mais pensado e cerebral do seu percurso musical até ao momento.



2006_ No seu terceiro trabalho "Loose" Nelly Furtado faz parceria com o grande produtor de r&b Timbaland e assume uma imagem de maior sensualidade, auto-confiança e liberdade. Nelly assume-se como musicalmente promíscua por não ser fiel a um só estilo de música em particular e se movimentar na paleta de músicas do mundos a que foi exposta desde cedo. De entre as músicas mais marcantes é de relevar "Afraid" feat Attitude, "Promiscuous" feat Timbaland, "Te busqué" (feat Juanes), "Say it right" e "In God's hands". Com as poderosas batidas de Timbaland e letras reveladoras, Nelly ascendeu ao topo de vendas musicais e descreve este album como mais físico e menos voltado para a mente.



2009_ Em "Mi plan" Nelly abraçou o grande desafio de gravar um album totalmente em espanhol o que classificou de muito recompensador, uma vez que mostrou haver outra música para além da pop em inglês. Com a participação de Juan Luis Guerra e de Josh Groban, esta foi uma prova de fogo que Nelly superou pela positiva e abriu horizontes na sua carreira. Em foco está o primeiro single "Manos al aire","Mas", "Bajo otra luz", "Suficiente tempo" e "Fuerte". A entrada de Nelly no mercado latino foi saudada de braços abertos e a cantora conquista um Grammy Latino para melhor album pop feminino. 


2012_ Lançado em Setembro do ano passado, o album mais recente do Nelly Furtado mostra-a mais eclética do que nunca e comprova o seu amor à música, a sua visão artística e o momento florescente como mulher e cantora que atravessa. "Quando tinha 14 anos trancava-me no quarto a ouvir horas e horas de r&b e hip hop" assume Nelly que define a música como um processo em parte inconsciente e de verdadeira magia. Destaco os temas "Something (feat. Nas), "Bucket list", "Waiting for the night", "The most beautiful thing" em dueto com a portuguesa Sara Tavares e "Miracles"
Nelly Furtado explica "A minha abordagem ao trabalho é muito orgânica, não consigo forçar um álbum, tenho de levar o meu tempo. Acho que é um pouco auto indulgente da minha parte mas tu tens de fazer feliz a ti própria, a vida é demasiado curta por isso tens de ter tempo para fazer a música que amas. Faço-o por mim e no fim do dia funciona. Para mim a música opera num nível que é muito espiritual".




Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla