Filipa Elvas, grande maratonista






Filipa Elvas, assistente de bordo da Tap completou em Maio do passado a edição da Maratona da Grande Muralha da China, uma das provas de marotona mais dificeis e desgastantes da modalidade. Disputada nos arredores de Pequim, a prova era de 45 quilómetros, com 20 mil degraus e rampas de grande inclinação. Filipa, natural de Lisboa completou o percurso em 7 horas e 50 minutos, levando a bandeira de Portugal nas costas.
A atleta começou a correr há dois anos com a prova da Marginal à noite em 2011 em que fez oito quilómetros em 32 minutos. A paixão pela corrida torna-se uma evidência, levando a que participasse na Corrida da Fogueira e na meia maratona do Rio de Janeiro.  Inicia-se nas maratonas em Helsínquia, a que se segue Varsóvia, Miami e Chicago. Habituada a viajar no seu trabalho, Filipa garante que corre em qualquer cidade em que esteja “O meu objectivo em todas as provas é chegar ao fim e dar tudo de mim, absolutamente tudo. Treino diariamente para realizar os meus sonhos. Numa prova, ponho em prática todo o meu esforço e dedicação diários.” Para além da corrida, a atleta já praticou ciclismo e triatlo.
Filipa recebeu uma medalha do Comité Olímpico de Portugal como reconhecimento da sua exibição na China. Sobre a experiência nesta prova a atleta relata “A Grande Muralha da China é a maior fortificação feita pelo Homem. Correr nela é um desafio único e inesquecível. Toda a paisagem é linda e indescritível. E o silêncio… Mas fisicamente foi o desafio mais duro, mais difícil e violento que enfrentei até hoje. Grande parte da prova é feita em degraus e rampas muito acentuadas. Foram 20564 degraus. Estava muito calor, cerca de 30 graus. Desde o primeiro minuto que fui muito focada e concentrada, a olhar para os degraus, para não cair nem tropeçar. Durante uma maratona vou no meu nível de concentração máxima. Esta prova não foi exceção. Mas numa parte mais ampla e sem degraus lembro-me de conseguir olhar para toda a envolvente e, de braços abertos, ‘voar’ pela Muralha... Nesses instantes senti uma leveza indescritível!”
A 19 de Novembro a atleta completa a Maratona Polar, no Círculo Polar Ártico (Gronelândia). Com temperaturas em média de dez graus negativos a maratonista consegue brilhar e vence a prova no sector feminino. Filipa Elvas assume-se assim como um dos nomes mais promissores do desporto português e uma maratonista de merecido destaque nacional.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla