A religiosidade cósmica



Albert Einstein, indiscutivelmente o mais famoso físico de todos os tempos, afirma que todos podemos atingir a religião em último grau, mesmo que nos pareça por vezes inacessível. A religiosidade cósmica opunha-se à ideia teológica de um Deus antropomórfica e encontrava eco em salmos de David, em crenças do budismo como o de causa e efeito e o pensamento de que os Cosmos se nos revela segundo leis científicas que ao serem obtidas, se tornam uma prova da existência de uma entidade superior que não funciona ao acaso. Alemão de origem judia, Einstein (1879-1955) dizia acreditar no Deus do filósofo holandês Espinoza, num ser que não joga a dados com o Universo mas se mostra na pureza, no súbtil e nos detalhes mais meticulosos para envolver tudo o que existe no seu abraço e falar numa voz do mundo sobre os problemas que os assolam e as esperanças e sonhos que nele se depositam. Numa dimensão em que o infinito ocupa toda a centralidade e lugar, fora dos costrangimentos do tempo e espaço, o caos é, como bem escrevia José Saramago, uma ordem que compete a nós decifrar diariamente.
Não há uma distinção cosmológica entre o saber da ciência e o da teologia, ambos explicam verdades e tocam no que é fundamental nos homens. A religiosidade cósmica não tem regras fixas, dogmas estáticos e arcaicos, renova-se com a natureza e à luz da própria evolução da matéria e dos espécies vivas. Alimenta concepções históricas, morais e sobretudo do sentir que se reveste de uma nova importância: a de observar por si mesmo em vez de seguir, como mais uma ovelha no rebanho o que os outros nos querem fazer ver. Não há uma verdade única, absoluta e plural, há sim premissas pessoais e singulares que orientam em directrizes firmes a pessoa que tem pode seguir o caminho de obedecer à sua voz interior ou de tentar obstinadamente perseguir uma razão cujos mecanismos de base ainda não conhece. As fronteiras entre o que é divino e o profano por vezes esbatem-se e são ténues e todos os exemplos dos que viveram antes de nós nos ensinam uma lição sobre o que devemos evitar ou o que é fazer o bem.
Einstein defendia que todos os acontecimentos no mundo físico eram consequências de outros que poderiam ser descritos miniciosamente por leis científicas. Na ordem que regia o Cosmos não se impunha como entidade soberana máxima o Deus das grandes religiões monoteísticas. Os cientistas são motivados pelo desejo insaciável de aprender um pouco mais sobre os mistérios do Universo e é essa a força motriz que os impulsiona a investigar, a querer fazer mais e a continuar determinados e entusiasmados mesmo após uma sucessão de tentativas goradas. “Os cientistas sérios são os únicos homens profundamente religiosos” defendia Einstein.
Alguns cientistas mostram-se categoricamente contra a existência de Deus. O biólogo britânico Richard Dawks argumenta que a teoria  de Darwin da evolução explica toda a origem da vida e fala de uma psicologia evolutiva em que a presença de uma entidade divina não é sentida. Complexa ou improvável até, a vida na Terra surgiu através de um processo moroso e depois de muitos anos (10 biliões de anos) do fenómeno evolutivo, o Homem decide explicar a sua existência a partir de um Deus todo poderoso seu criador e 4 biliões de anos depois começa a adorá-lo e a prestar-lhe culto.
Porém, há quem acredite que não existem paradoxos entre a existência de Deus e o evolucionismo e que os milagres religiosos podem ser comprovados cientificamente e que Deus terá criado as formas de vida mais elementares até órgãos mais complexos como é o caso do cérebro humano.
Francis Collins, médico e geneticista norte-americano que já  foi coordenador do Projecto Genoma afirma  Francis Collins. Este cientista, que mapeou o ADN humano,  acredita que Deus não pertence ao mundo natural, está fora dele e teria activiado o mecanismo de evolução e das espécies no momento da Criação. Para ele, Deus não pertence ao mundo natural mas transcendeu-o. “O Deus da Bíblia é o mesmo do genoma. Pode ser adorado tanto numa catedral quando num laboratório.”




 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla