Crime na vida selvagem

 
Em cerca de meio século de conservação, o crime na vida selvagem continua e ameaça de forma alarmante várias espécies de animais adoradas pelo grande público: rinocerontes, elefantes e tigres.
 O valor global das trocas comerciais da vida selvagem é estonteante, movimentando entre 7,9 e 10 billiões de dólares por ano. É uma das actividades ilícitas transaccionais mais rentáveis, juntamente com o tráfico de drogas, de seres humanos e de armas.
O tigre selvagem é amplamente perseguido e usado em medicina tradicionais, remédios para o povo e é também um símbolo de poder entre os asiáticos ricos. Analogamente, milhares de elefantes africanos são mortos todos os anos pelo marfim. A Convenção no Comércio Internacional de Espécies em Perigo de Fauna Selvagem e Flora (CITES) já baniu o comércio internacional de marfim. No entanto, continuam a existir irregularidades no comércios domésticos de marfim nalguns países, favorecendo o comércio internacional ilegal. Os rinocerontes são também perseguidos sem tréguas, estimando-se que pelo menos um destes animais seja morto todas os dias devido à crença equivocada de que o corno do rinoceronte pode curar doenças. Em mercados compradores como o Vietname acredita-se que esta extremidade animal pode curar até o cancro.
Estas espécies de fauna e flora selvagem não poderão ser dizimadas durante muito mais tempo (para fins comerciais e outros) sem correrem o risco de extinção pelo que devem ser tomadas pedidas para zelar pela sua protecção e sobrevivência. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla