Air, mundo, Loreen


Filme: "The air that I breathe" (2007)_ Este filme de histórias entrecruzadas conta com um elemento de luxo que inclui os actores Forrest Whitaker, Brendan Fraser, Sarah Michelle Gellar e Kevin Bacon. O conceito do filme baseia-se num antigo provérbio chinês que divide a vida em quatro pedras basilares: felicidade, prazer, tristeza e amor, a que correspondem cada uma das personagens principais. Partindo do mote "Nenhuma emoção, assim como uma onda pode reter permanentemente a sua forma" esta obra cinematográfica alude ao valor da vida, às implicações dos nossos actos e à mudança constante (uma das personagens questiona-se se a larva ao transformar-se em borboleta terá consciência de como se tornou bela). O poder da vontade, a graça do inesperado, o destino opressivo e o estamos dispostos a fazer para salvar um grande amor são alguns dos temas de "The air that I breathe", que a afirmam como uma película surpreendente, de força inquietante e redentora.

 

 Livro: "O mundo em que vivi" (1943)_ Neste livro pungente e semi-autobiográfico, Ilse Losa, escritora de origem alemã naturalizada portuguesa, conta-nos a história de uma jovem judia chamada Rose Frankfurter. A obra atravessa a sua infância passada com os avós numa aldeia pacata e bucólica até às vivências com os pais e os irmãos, onde aprende mais sobre a religião e costumes judaicos. A chegada de Hitler ao poder traz consigo enormes convulsões sociais e políticas que mudarão a vida de Rose para sempre. Descrito como um vivo retrato da sociedade alemã do pós I Guerra Mundial até ao nazismo, "O mundo em que vivi" é um reflexo inegável da vida de Ilse Losa, que teve de abandonar a Alemanha sob ameaça da Gestapo. Em 1932, com 21 anos de idade, a autora chega a Portugal e fixa-se na cidade do Porto onde casa com o arquitecto Arménio Taveira Losa. Realiza traduções para português de obras alemãs de relevo (em que se destaca "O Diário de Anne Frank". Na sua carreira de escritora publica vários romances, crónicas, tendo especial incidência e êxito na literatura infantil. Em 1995 foi agraciada pela Ordem Infante D. Henrique. Faleceu a 6 de Janeiro de 2006, no Porto, com 92 anos de idade.


Loreen "Heal" (2012)_ A cantora sueca de origem marroquina Loreen venceu no ano passado o Festival da Eurovisão com a vibrante canção "Euphoria". O seu disco de estreia, lançado há poucos meses no mercado, expande o universo de músicas pulsantes, com sons de dança europeus, auxiliados pela voz notável da intérprete. "Heal" tem sido descrito como um álbum de catarse pós-ruptura, com músicas profundamente emocionais embrulhadas numa sonoridade éterea e súbtil que retrata as experiências, fragilidades e vitórias da cantora. Destaque para "In my head", "Everytime", "If she's the one", "Do we even matter" e "Sidewalk" que atestam todo o talento de Loreen.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

A história de Marla

As cicatrizes das famosas