Perfect sense, Precious, Carolina


Filme: "Perfect sense" (2011) é um drama romântico e inquietante que nos remete a um cenário cataclísmico em que uma epidemia ataca os seres humanos, desprovendo-os gradualmente dos sentidos. As personagens têm de aceitar aos poucos uma existência desesperante sem que as informações do olfacto, sabor, tacto e visão possibilitem compreender o mundo.
A partir da história de amor entre uma cientista e um cozinheiro, assistimos ao final de um paradigma incontornável, ao deturpar do sentido de identidade enquanto as personagens enfrentam a dor da perda do que sempre tinham dado como garantido: as suas percepções sensoriais. Não lhes resta senão procurar extrair mais significado da redução real das suas possibilidades e a redefinirem-se para encontrarem contentamento no meio da escuridão, do caos, do medo e do incerto.


Livro: "Precious" (1996) de Sapphire é um retrato comovente e brutalmente honesto da realidade americana dos anos 80,  O livro (no original "Push") conta-nos a história de uma rapariga negra norte-americana, violada repetidamente pelo pai ao longo dos anos e agredida pela sua mãe. Ao ficar grávida pela segunda vez do progenitor e ao ser expulsa do liceu por este motivo, uma janela de oportunidade abre-se para a jovem ao inscrever-se numa escola de educação alternativa. Com um nível de conhecimentos muito rudimentar, Precious vai aprender a ler e a escrever, a expressar o que sente e a saber usar a sua própria voz. "Precious" traça um quadro duro, triste e não raras vezes chocante em que a protagonista escapa dos protótipos convencionais e mais do que uma vítima (de incesto, bullying escolar e maus tratos familiares) é uma pessoa singular, frontal, uma sobrevivente desconcertante e genuína  no meio da falsidade e desesperança. Apesar dos contratempos, Precious recusa sempre desistir  e apoia-se nos amigos para tomar consciência de todo o potencial que habita em cada batida do seu coração para superar as dores e melhorar a sua vida.


Música: "Carolina Deslandes" (2012): No seu disco de estreia honómimo, Carolina Deslandes, que tinha brilhado anteriormente no programa televisivo "Ídolos", mostra todo o seu talento num trabalho versátil que mescla todas as influencias musicais de Carolina desde o pop, soul, rock e r'n'b. Com uma voz límpida e poderosa, a cantora contou com ajuda de músicos experientes, como João Só, para criar um trabalho coerente e encantador que a confirma como um dos grandes valores da música portuguesa. Neste projecto bilíngue, com seis temas em português e quatro em inglês, Carolina mostra toda a sua confiança enquanto intérprete e revela-nos um pouco da sua alma em cada uma das músicas que compõem o cd de estreia. Destaque para os temas "Não é verdade", "Mente-me com os olhos", "Espera, "Let me go" e "Beautiful."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla