Nova espécie de primata descoberta no Bornéu



Uma espécie de primata totalmente nova para a Ciência, Nycticebus kayan, foi descoberta por uma equipa de cientistas nas selvas do Bornéu (ilha asiática dividida em três partes pertencentes à Indonésia, Malásia e Brunei).
O Nycticebus é um primata próximo do lémur, natural do sudoeste da Ásia, com a particularidade de ter uma mordidela tóxica. Este primata (também chamado de lóris lento) é reconhecido pela coloração única do corpo e do focinho.
O estudo publicado agora na “American Journal of Primatology” aponta para que haja ainda uma maior diversidade de primatas para identificar no Bornéu e nas proximidades. A investigação centrou-se nas cores particulares do lóris lento, cujo focinho tem a aparência de uma máscara. Os olhos do animal são envoltos por manchas e a cabeça tem várias formas de chapéu. 
As marcas faciais e padrões do pêlo justificaram a classificação do Nycetibus kayan como espécie distinta. Duas subespécie do Nycetibus foram classificadas como espécies (N. bancanus e a N. borneanus), juntando-se à já conhecida N. menagensis.
Surgiram inúmeras dificuldades o longo dos tempos na catalogação destas espécies de primatas, pelo facto de se confundirem umas com as outras. “Os avanços tecnológicos têm melhorado o nosso conhecimento acerca da diversidade dos mamíferos nocturnos” referiu a esse respeito Rachel Munds, da Universidade de Missouri Columbia.
De facto, no último quarto de século, o número de espécies reconhecidas de primatas aumentou para o dobro. As espécies nocturnas têm uma coloração mais enigmática, menos diferenças externas visíveis a olho nu e são a menos conhecidas pelos cientistas.
A preservação destes animais neste território é ameaçada pela acção humana. O seu estado é considerado “vulnerável” ou “em perigo” pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla