Christina Aguilera


Nascida a 18 de Dezembro de 1980, em Staten Island (Nova Iorque), Christina Aguilera desde cedo demonstrou paixão pela música, participando numa série de competições musicais e no programa televisivo "The Mickey Mouse Club". Conseguiu um contrato discográfico quando tinha apenas 17 anos de idade. Ao longo de mais de uma década, a Christina construiu uma carreira diversificada e triunfou com a sua voz poderosa, influências eclécticas e uma atitude arrojada.

 

Lançado em 1999, o disco de estreia homónimo de Christina Aguilera tornou-a famosa e assegurou o seu lugar junto das estrelas pop da altura. Meticulosamente produzido, com melodias doces e letras apelando ao universo típico da adolescência, o disco destaca-se por faixas como "Genie in a bottle" (primeiro single recebido com enorme sucesso) "Come on over" (All I want is you"), "Reflection " (banda sonora do filme da Disney Mulan), "Blessed" e "Obvious".


O próximo disco de Christina, "Stripped" (2002) vê-a correr riscos numa imagem mais provocante, consistindo num material de transição para a idade adulta, simbolizando a maturação criativa e pessoal da artista. O maior controlo de Christina sobre o seu trabalho reflecte-se num estilo variado que incorpora pop, rock, hip hop, r&b, soul e até gospel. Os temas abrangem emancipação, desilução, traição, amor, sensualidade, diversão (muito óbvia no primeiro single "Dirrtty", abuso e violência doméstica (que a cantora testemunhou em primeira mão na infância em "I'm ok"). Contém o hino anti-bullying "Beautiful" que se teve grande repercussão com a mensagem inspiradora de que todas as pessoas são belas, à sua própria maneira. Destaque, para além das faixas acima mencionadas para "Can't hold us down", "Cruz", "Infatuation", "Get mine, get yours" e "Keep on singin´ my song". Honesto, complexo, revelador e destemido têm sido adjectivos que descrevem bem "Stripped": um conjunto de músicas marcantes e um selo pessoal das lutas e desventuras da cantora.


"Back to basics" (2006) vê a artista prestar homenagem à música soul e jazz com que cresceu fazendo referência a nomes como Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Etta James, Donny Hathaway, Ottis Redding, etc. Christina adopta uma imagem inspirada nos anos 20, 30 e 40, com cabelo louro platinado e batom vermelho, inspiradas nas actrizes da Hollywood de velha guarda. O tom geral de "Back to basics" é mais positivo que no disco anterior, reflectindo uma maior alegria, gratidão, amor e luz na vida de Christina, fruto do casamento recente com o executivo musical Jordan Bratman. Canções como "Makes me wanna pray", "Understand", "Here to stay", "Save me from myself" e "The right man" roubam as atenções e garantem um sucesso continuado à intérprete.


"Bionic" (2010) o aguardado regresso de Christina após quatro anos de silêncio traduziu-se em resultados comerciais aquém do esperado. Este é um projecto com uma visão e sons muito diferentes da que é norma para a cantora. O foco não está tanto na sua voz potente mas nos sons electrónicos, experimentais, numa atmosfera crua e quase metálica. As letras versam sobre auto-descoberta, desgostos, sexualidade, maternidade (o seu primeiro filho Max nascera em 2008) e contentamento. "Not myself tonight", "Glam", "I am", "Lift me up", "All I need", "Birds of prey" e "Stronger than ever" são alguns dos pontos fortes num disco algo disperso mas que reflecte as várias camadas da personalidade da Christina e a sua vontade de explorar novas texturas vocais e sonoras e de crescimento a todos os níveis. 


O último álbum de Christina "Lotus" (2012) é descrito como um renascimento, um disco conceptual sobre força,  liberdade, superação de todas as adversidades e aceitação pessoal. "Lotus" reflecte as experiências vividas por Aguilera nos últimos anos: um divórcio amargo, aumento de peso, humilhações públicas (em que se conta enganar-se na letra do Hino Nacional), o fracasso do trabalho anterior e o escrutínio incansável dos media. O nome, alude segundo a própria cantora à flor lótus "que sobrevive nas mais agrestes condições e ainda assim prospera" e evidencia a garra e confiança da cantora, determinada a mudar o jogo a seu favor. "Your body", "Let there be love", "Cease fire", "Just a fool" (com Blake Shelton), "Best of me" e "Light up the sky" espelham as características vitais de Christina: lutadora,  inconformada espontânea e desafiadora, que de certo continuará a cantar e a encantar as gerações futuras.





Para além dos cinco discos de originais acima mencionados, foram ainda lançados em 2000 "Mi reflejo" (trabalho em espanhol com versões do album de estreia e seis novas canções), "My kind of Christmas" (disco de Natal) e "Keeps gettin' better: A decade of hits" (compilação dos maiores sucessos dos primeiros 10 anos na indústria).
Com uma carreira reconhecida e premiada (de que fazem parte quatro Grammy's), o trabalho como mentora no programa de talentos "The Voice", concertos ao redor do mundo e vários hits (o mais recente "Moves like jagger" em dueto com os Maroon 5),  a sua estreia no cinema com o musical "Burlesque" (2010), Christina a acrescentar páginas ao seu auto-denominado "sonho musical."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla