Veruschka sublime


 




 


Vera von Lehndorff-Steinort, conhecida mundialmente como Veruschka, foi uma das modelos mais importantes dos anos 60 e 70. Nasceu na Prússia Oriental (actualmente Caliningrado, Rússia), a 14 de Maio de 1939. Vinda de uma família abastado,  perde o pai com apenas cinco anos de idade, fuzilado após participar num atentado falhado contra a vida de Hitler. A futura modelo é permanece num campo de trabalhos forçados até ao final da II Guerra Mundial tem uma vida nómada nos anos seguintes, ingressando em 13 escolas diferentes. Estudou Artes e Design em Tecidos em Florença até chamar a atenção de Ugo Mulas, um fotográfo da agência Ford. É contratada de imediato e inicia-se como manequim aos 20 anos de idade.
Com 1,90 de altura, muito esguia, cabelos louros, olhos azuis escuros e um visual exótico e forte, Veruschka é lançada para o estrelato da moda mundial. Desfilou para os principais estilistas e estampou todas as capas de revistas mais célebres do mundo da moda (Vogue, LIFE, Harper’s Bazaar, etc). É fotografada no Quénia, por Peter Beard e os seus visuais sempre invadores e arrojados marcam tendências.
A sua populariedade atinge o auge ao seu convidada para uma breve aparição em “Blow up” (1966), um dos filmes emblemáticos do italiano Michelangelo Antonioni, em que a modelo aparece como ela própria. Serviu ainda de inspiração ainda para pintores marcantes do século passado como Andy Warhol e Salvador Dali.
Veruschka foi considerada um dos símbolos da Swinging London, período de tempo em que o domínio britânico sobre a moda, cultura, arte e estilo de vida eram evidentes. Abandonou a moda em 1975, fazendo poucas aparições como manequim nas décadas seguintes e alguns trabalhos como actriz.  É convidada a desfilar no Festival de Moda de Melbourne, Australia em 2000 e em Outubro de 2011, na Semana de Moda de Londres, representando o estilista Giles Deacon. Em 2010 deu voz a algumas faixas do album “Mimikry” do duo ANBB
Com 73 anos de idade, Veruschka reside actualmente em Brooklyn, Nova Iorque e organiza eventos de arte.










Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla