"Instruções, pele & TLC"


"A pele que habito" (2011): No último filme de Pedro Almodóvar, as prisões quase claustrofóbicas da alma são metaforizadas por uma meticulosa reconstrução do corpo perfeito. Esta história rocambolesca, quase gótica, leva-nos através da espiral de obsessão e loucura do cirurgião plástico, Robert Ledgard, que através da criação de uma pele imaculada e indestrutível visa recuperar um passado que lhe fugiu para sempre. Uma trama de terror psicológico, com grandes interpretações e uma narrativa inesquecível, como é expectável de Almoldóvar, que traça um paralelo com as preocupações estéticas, os medos mais profundos e os labirintos da mente.


"Instruções para salvar o mundo" (2008) de Rosa Montero: Uma obra passada sobretudo nas noites de Madrid, cidade agitada onde três solitários se defrontam com o peso das suas vidas. Temos Matías um taxista recentemente viúvo debatendo-se com a dor de perder a única mulher que amou; Daniel, um médico desiludido com a profissão e com um casamento moribundo que só a realidade virtual desperta temporariamente de uma anestesia completa de emoções e, por fim, Fatma, uma prostituta vinda da Serra Leoa, que apesar de conhecer a brutalidade e exploração, nunca deixa de sonhar. Através de relatos comoventes e simples, que poderiam ser de qualquer pessoa, este livre mostra-nos como o estado do mundo reside num equilíbrio frágil, em que somos, ao mesmo tempo, intervenientes e espectadores, que com as acções podem determinar o rumo dos eventos.


TLC "CrazySexyCool" (1994): Considerado um dos melhores álbuns da década de 90, esta é uma mescla de r'n'b, hip hop e soul que se tornou a fórmula de sucesso de trio norte-americano.  Canções emblemáticas como "Creep", "Diggin' on you", "Waterfalls",  "Red light special" e "If I was your girlfriend" fazem deste um disco de sonoridade marcante com uma mensagem de auto-afirmação, confiança e auto-valorização para todas as mulheres. Foi com este segundo trabalho, que as TLC se tornariam o grupo feminino mais vendido na história dos Estados Unidos, com recordes difíceis de igualar. "CrazySexyCool" foi certificado disco de diamante nos EUA, por vendas superiores a 10 milhões de cópias. As músicas assertivas e plenas de uma maturidade sensual, ficaram no coração dos fãs de Tionne (T-Boz), Lisa (Left Eye) e Rozonda (Chilli) e dos apreciadores da música em geral. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla