O poder do sorriso


Um artigo publicado recentemente no Daily Mail refere a tendência para as revistas de moda actuais retratarem mulheres sorridentes na capa, em vez das típicas expressões de sobriedade, consideradas um sinal do estilo. O sorriso é a melhor arma para fazer a diferença num mundo cada vez mais lúgubre, torna qualquer pessoa mais atraente, é grátis e rejuvenesce a pele. Longe de ser apenas um traço comercial e banalizado, sorrir insere leveza e humor vitais para uma vida positiva e equilibrada. 
Os benefícios de um sorriso para a saúde são sobejamente conhecidos: reforça o sistema imunitário e reduz o stress e a pressão arterial. 
Já no século XIX, Charles Darwin tinha defendido que as manifestações físicas das emoções influenciam a intensidade dos nossos sentimentos. O professor de psicologia Henry James chegou mesmo a proferir que, quando uma pessoa não exprime uma emoção, é como se não a sentisse de todo. Em particular, o rosto tem um papel determinante para dar a informação ao cérebro da força das emoções, através dos movimentos musculares e das linhas do rosto.
Estudos comprovam que ao ver alguém sorrir, temos tendência a imitar essa prática; activando os grupos musculares ligados a emoções benéficas assim como as hormonas associadas ao bem-estar: serotonina e dopamina.
O sorriso retarda o processo de envelhecimento e melhora muitas vezes a perspectiva que os outros têm de nós. Um ser humano reconhece um sorriso a poucos centímetros de distância. Sorrir mesmo nos momentos angustiantes, por um período curto de tempo ajuda a que nos sintamos melhor. É algo que nunca deve faltar para que nos encorajar a superar qualquer dificuldade. Permite-nos cativar, encurtar distâncias e comunicar numa linguagem universal. 
Nas palavras de Madre Teresa de Calcutá "De cada vez que sorris para alguém, é um acto de amor, uma prenda para aquela pessoa; uma coisa bela".


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

A história de Marla

As cicatrizes das famosas