A noite escura da alma


Designa-se por noite escura da alma a experiência mística, anterior à iluminação, em que há um obscurecimento da consciência, num período de escuridão interior e sofrimento.
Desde a mitologia clássica que a noite se reveste de simbolismo. Na tradição grega, a Noite é a filha do Deus Caos e personifica o vazio primordial antes de serem criados os elementos do mundo. Na tradição judaica, a noite tem pontos negativos e positivos. Por um lado, há uma separação bem delimitada no Génesis assim que Deus cria a luz e a classifica como boa, diametralmente oposta à escuridão precedente, de plano inferior.
No imaginário teológico, a noite está ligada com a divindade: a face de Deus não pode ser vista, habita nas trevas. O ser humano acredita que foi feito à sua imagem e semelhança e como tal, procura compreendê-lo a partir de características como bondade, misericórdia, magnificência, etc. Define-o como uma inteligência suprema, a consciência superior do Universo e fonte de todas as formas de vida.
A noite tem um significado de adoração religiosa: é nela que se compõem canções de louvor e se sente inspiração divina e poética: é no silêncio e letargia nocturnas que os sentimentos mais fortes sobem à superfície e se procura o calor das convicções, das outras pessoas e da fé. A nível psíquico, reflecte o reino do inconsciente: a intuição, os desejos reprimidos e os conhecimentos mais significativos. Um dos símbolos da noite é a coruja, ave nocturna que representa a sabedoria, a filosofia e a clarividência.
Os místicos alemães do século XIV chamaram de noite escura da alma ao estado de submissão, entrega, despojamento do ego e posse de Deus, através da contemplação e imersão espiritual, para além de todo o ser e de todo o saber.
Dois séculos mais tarde, São João da Cruz (1542-1591), monge carmelita, dedicou à sua vida à busca do absoluto e de perfeição espiritual.No seu belíssimo poema “Noite escura”, São João da Cruz descreve uma fé incandescente, a sensação de sair de si por não estar mais preso pelos condicionantes inferiores da existência “Oh, noite que me guiaste! Oh, noite mais amável que a alvorada! Oh, noite que juntaste Amado com amada, Amada já no Amado transformada” O poema retrata a ascensão até à dimensão mais sagrada, da passagem das inquietações e provações até a uma divindade onde se encontra repouso, que supera tudo e, que de alguma forma, a alma já conhecia. Ao fundir-se com a luz, torna-se uma parte ínfima dela e deixa de existir como pessoa indivualizada para emergir num todo sagrado, afasta as trevas e retornar à origem com o sopro de Deus. Nos versos retrata-se a união divina do amor; de um plano pequeno para a imensidão, do individual para universal, do terreno para o cósmico.  
Na Bíblia são inúmeras as histórias de santos a serem alvo de provações antes de chegarem à iluminação. No caso de Jesus Cristo, a sua noite escura inicia-se antes de ser preso e culmina com a crucificação em que este se sente completamente abandonado. Só a lancinante dor física e mental desta experiência permite a sua ressurreição, milagre que está na base da religião cristã.
A noite escura da alma foi relatada por Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) cuja vida de extrema devoção, abnegação e servidão são profundamente inspiradores. 
No livro "Mother Teresa: come be my light", uma colecção de cartas escritas pela missionária albanesa naturalizada indiana, esta revela o seu martírio de viver na presença ausente de Deus: sentia-O mas não conseguir aceder a Ele, o que lhe trazia um vazio muito doloroso. Com uma obra de caridade que foi um legado impressionante à Humanidade, Madre Teresa expõe as suas dúvidas, conflitos interiores e motivos de infelicidade. “Há tanta contradição em minha alma: um profundo anseio de Deus, tão profundo que causa dano; um sofrimento contínuo, e com isso o sentimento de não ser querida por Deus, rejeitada, vazia, sem fé, sem amor, sem céu… O céu não significa nada para mim: parece-me um lugar vazio”, escreveu a religiosa.
Estas revelações vêm engrandecer a vida extraordinária de uma pessoa, que apesar das angústias, não deixou de exaltar a necessidade de ajudar o próximo, de fazer o bem e de trazer alegria e amor a todos. 
Humilde, determinada e de uma força que tinha tanto de humano quanto de celestial, reflectiu, auto-depreciativa, antevendo o seu futuro:  "Se um dia eu for Santa, serei com certeza a santa da escuridão'. Estarei continuamente ausente do Paraíso". Venceu o Prémio Nobel da Paz em 1979. "A falta de amor é a maior de todas as pobrezas", considerou: "Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiracão pois um dia decepciona-se. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação"
Comunicar era para a religiosa repercutir o eco da sua mensagem de conforto, amizade e paz "Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão". Foi canonizada pela Igreja Católica em 2003. 
Para muitos, a Madre Teresa de Calcutá permanece um enigma, recolhida no amor infinito à sua causa a que doou sangue, suor e lágrimas; na forma como cumpriu a sua missão e atingiu a realização mais doce e sublime  "Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota".



Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

A história de Marla

As cicatrizes das famosas