Girassois de Van Gogh

Vincent Van Gogh foi um pintor holandês, inserido na corrente pós-impressionista e largamente considerado um dos melhores artistas de todos os tempos. No entanto, só conheceu o sucesso a título póstumo depois da exibição das suas telas em Paris, a 17 de Março de 1901. O Museu Van Gogh, localizado em Amesterdão dedica-se a expor os seus trabalhos bem como de outros pintores.
Vincent Van Gogh nasceu a 30 de Março de 1853 em Zundert, perto de Breda. Tinha quatro irmãos: Theodorus (chamado de Theo), Cornelius, Elisabeth, Anna e Willemina. Recebeu o nome do primeiro filho da família, que morreu antes de nascer, um ano antes de Van Gogh vir ao mundo. Supõe-se que esta fatalidade teve influência na sua personalidade e forma de pintar. Desde cedo que Vincent se revelou uma criança séria e sossegada, de uma amizade muito forte com o irmão mais novo, Theo. A troca de cartas entre os dois irmãos revela aspectos da vida pessoal de pintor e também que Theo o sustentou financeiramente durante a maior parte da vida.
Van Gogh iniciou a vida profissional como comerciante de arte em Haia, Londres e Paris, numa livraria. Desenvolveu uma inclinação religiosa profunda e lia fervorosamente a Bíblia. Após falhar no exame de admissão para a Universidade de Teologia e nos estudos da escola Missionária Protestante, trabalha temporariamente como mineiro.
Em 1880, por sugestão do irmão Theo começa a ponderar uma carreira na pintura e tem aulas em Bruxelas com Willem Roelofs na Academia Royal de Artes. Estuda sobretudo prespectiva e anatomia. Pede então em casamento Kee Vos Stricker, sendo recusado veemente.  
De seguida, junta-se a um primo em Haia para os estudos de arte e começa a pintar em Nuenen. Soma relacionamentos falhados (um caso com uma prostituta é vetado pela família e o propósito de se casar com uma vizinha é proibido pelas respectivas famílias). Em 1885, Van Gogh perde o pai, vítima de enfarte e pinta a sua primeira grande obra, “Os comedores de batata”, mudando-se para a Antuérpia. É nesta cidade que estuda as cores, visita museus (torna-se fã de Peter Raul Rubens e da ate japonesa, cujas linha e cores fortes impresissionam muito o pintor). Chega a pedir à família que lhe mande material de pintura em vez de dinheiro para alimentação.
Em 1886, matricula-se na École des Beaux-Arts de Antuérpia. De seguida vai viver para Paris e, por influência de um amigo, torna-se consumidor ávido de absinto. Através do irmão Theo, trava conhecimento com nomes maiores da pintura do seu tempo entre os quais Renoir, Monet e Degas.
O impressionismo era na altura o estilo mais popular na arte mas Van Gogh, inspirado na obra de Georges Seurat, decide fazer um releitura deste movimento ao desenvolver o pontilhismo (técnica de pintura, em pequenas manchas ou pontos de cor que ao sobreporem-se criam uma mistura óptica nos olhos do observador).  
A pintura de Van Gogh abandona nessa altura os tons mais escuros para adoptar cores mais claras e leves. Em 1887, conhece o pintor Paul Gaugin e expõe no final do ano em Montmartre.
No ano seguinte, Vincent Van Gogh muda-se para a cidade de Arles, no sul de França, local de paisagens soberbas que rapidamente iriam fomentar a sua criatividade. Ali surgiria a pintura dos girassois, que realizou para decorar a sua habitação, chamada de casa amarela. Pinta também nesta altura “Vinhedo vermelho” foi o único quadro que Van Gogh conseguiu vender em vida. Paul Gauguin junta-se ao pintor em Arles mas a amizade dos dois artistas é turbulenta, marcada por acesas discussões.
Van Gogh é sobejamente conhecido por ter cortado a própria orelha, evento que se deu a 23 de Dezembro de 1888. Após ter perseguido Gaugin com uma faca, altamente perturbado, Van Gogh dilacera a orelha direita e oferece-a a uma prostituta sua conhecida. A polícia é alertada para o comportamento do artista e encontra-o deitado na cama inconsciente e a esvair-se em sangue, levando-o para o Hospital. Gaugin parte de imediato para Paris, acabando com o projecto de Van Gogh de estabelecer uma comunidade artística em Arles.  
O pintor passa duas semanas em tratamento e regressa a casa, debilitado e psicologicamente ainda alterado. Pinta o seu auto-retrato com a faixa branca à volta do pedaço de orelha mutilado e opta por usar pequenas pinceladas nas suas obras seguintes.
A doença mental do pintor agrava-se e este apresenta sintomas de paranóia e grande agitação, sendo internado a pedido da comunidade. Isolado na unidade hospital, Van Gogh sente-se abandonado e rejeitado por todos, caindo mais uma vez em profunda depressão.  
Em 1889 é transferido para o hospital psiquiátrico Saint-Paul-de Mausole, na Provença. A paisagem envolvente de vinhas, olivais e searas de trigo iriam inspirar os seus próximos quadros, em que dá primazia ao estilo de pintura de curvas espiraladas.
Em 1890, Vincent muda-se para os arredores de Paris, em Auvers-sur-Oise para ficar mais perto do irmão Theo. Passa a ser acompanhado pelo doutor Paul Gauchet, especialista renomado dentro do ramo por saber lidar com artistas. As consultas têm resultados infrutíferos mas motivam Van Gogh a fazer um retrato do médico. A sua produtividade aumenta exponencialmente e produz cerca de oitenta quadro num curto período de tempo.
Porém, um ano e meio depois de ter arrancado a orelha direita, Van Gogh põe tragicamente fim à vida a 27 de Julho de 1890. Tinha 37 anos de idade. O suicídio ocorre no culminar de semanas de efervescente actividade criativa, em que pinta pelo menos uma obra por dia. O pintor vai para o campo e dá o tiro no peito, regressa à pensão e sucumbe dois dias depois, nos braços do querido irmão Theo, companheiro fiel de toda uma vida. As últimas palavras, dirigidas a ele, terão sido “A tristeza durará para sempre.”  
Nos anos seguintes, várias especulações se fizeram das perturbações que atingiram Van Gogh a partir dos dados biográficos e material existentes que vão desde: epilepsia do lobo temporal, xantopsia (visão dos objectos em amarelo), daltonismo, esquizofrenia e doença bipolar (diagnóstico que tem sido muito aceite). Dos irmãos de Van Gogh, Theo sofreu depressão e morreu com demência paralítica, Cornelius suicidou-se aos 33 anos de idade e Whillemina era esquizofrénica, tendo vivido 40 anos no Instituto Médico para Doentes Mentais em Utrecht. 
A história mental de Van Gogh foi feita de ataques epilépticos sucessivos, temperamento muito agressivo e disfuncional assim como alucinações a que se seguiam períodos de intensa sonolência e apatia. O pintor afasta-se deliberadamente dos outros e carregava, em grande parte, peso da doença sozinho. “Sofrer sem se queixar é a única lição que se deve aprender nesta vida”, declarou.
As telas de Vincent Van Gogh exploram temas diferentes e tocantes desde paisagens citadinas, campestres e marítimas a realidades amenas, bucólicas e promissoras. A mesma mão que nos deu os sóbrios “Retrato do Dr. Gachet” e “Os comedores de batata”, trouxe-nos também a simplicidade dos “Girassois” e a beleza doce da “Noite estrelada”. 
Por estes e outros motivos, Van Gogh é visto actualmente com um dos pintores mais influentes e pioneiros na mescla do impressionismo com o modernismo, deixando a sua marca em várias correntes artísticas do século XIX.















Comentários

  1. Por favor, qual é o nome da quarta tela de cima para baixo em que aparece um sol avermelhado atrás das rochas sobre o mar? Ela é mesmo de Van Gogh? Muito obrigada, Aline

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa-noite Aline. Sim a tela é mesmo de Van Gogh e chama-se "Pôr-do-sol" (Sunset). Muito obrigada pela visita. Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obrigada pela pronta resposta, ajudou muito!
      Parabéns pelo blog! Abçs, Aline

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla