Bebé portuguesa morre em Madrid após transplante


Morreu hoje no Hospital de La Paz, Madrid, a bebé portuguesa de um ano de idade a que tinha sido feito um transplante de figado no dia 31 de Dezembro. 
Ashley Celeste Jaquite tinha nascido em Dezembro de 2010 no Hospital Amadora-Sintra, com uma doença hepática crónica, que só um transplante de fígado conseguiria resolver. A menina aguardou três meses por um dador compatível até à operação que durou sete horas e foi considerada inicialmente bem sucedida.
O prognóstico era, no entanto, reservado, com os especialistas a prenunciarem uma recuperação muito  gradual, complexa e incerta.Complicações pulmonares levaram a que ficasse ligada a uma máquina, com a função de oxigenar o sangue e a bebé acabou por não resistir.
Esta é a segunda criança portuguesa a falecer na unidade hospital madrilena nos últimos meses. Recorde-se que em Novembro de 2011, Tiago, um menino de dois anos de Braga que aguardava por um fígado novo. 
Transplantes hepáticos pediátrico deixaram de fazer-se em Portugal desde Julho, altura em que o único médico no país que os realizava, em Coimbra, saiu da unidade hospital onde trabalhava, levando ao estabelecimento de um acordo com Hospital de La Paz, na Espanha. O protocolo foi accionado no caso de Tiago mas uma infecção tornou impossível salvar a vida da criança. Foi a primeira morte de uma criança desta índole clínica.
O secretário de Estado Ajunto e da Saúde, Fernando Leal da Costa, reiterou o plano de retomar os transplantes hepáticos em crianças em Portugal ainda no primeiro trimestre de 2012. 
No Hospital Pediátrico de Coimbra (IPC) já está a ser formada uma  equipa de profissionais, para que os transplantes hepáticos em crianças se voltem a fazer em Portugal, nas melhores condições de segurança.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla