As leis do sucesso



Atingir sucesso é uma das principais forças motrizes individuais, cujo conceito compreende várias ramificações. Para alguém ser bem sucedido pode passar por ter saúde, uma família feliz e amigos de confiança, ou seja, pela harmonia no prisma pessoal. Para outros, sucesso implica necessariamente uma carreira em ascensão, abundância de posses materiais e formas exteriores de validação. Independentemente de qual a prioridade por nós enfatizada, o sucesso começa pela edificação de um estado mental, por uma encadeação de pensamentos que sirvam como uma alavanca para nos impulsionar adiante.
Ter uma atitude positiva e motivada é o primeiro passo para conseguir alcançar algo importante. Saber organizar-se e subdividir por etapas as tarefas difíceis é também uma estratégia muito utilizada assim como encarar a dificuldade como uma oportunidade de aprender, de adquirir novas competências e de tornar-se melhor, já que tudo o que realmente vale a pena normalmente custa a ser obtido e exige mais do que inicialmente se pensa.
Pessoas menos bem sucedidas são mais desmotivadas e trabalham para evitar fracasso, embaraço ou serem rotuladas de incompetentes, adiam tarefas e têm tendência a auto-desculpabilizar-se ou a culpar factores externos para o seu insucesso (injustiça, falta de sorte, etc).
Em traços gerais carecem de disciplina e determinação, as impede de fazer um esforço extra em qualquer situação. Cumprem com o estritamente necessário, pelo que, na maior parte das vezes não têm resultados brilhantes.
Muitas vezes, encontramo-nos no meio deste espectro, entre ter motivação ou ceder à indolência, entre a expressão e a indiferença. Acima de tudo, é importante acreditar que é sempre possível melhorar, corrigir imperfeições e desenvolver capacidades, com mais prática, empenho e persistência. Os talentos não são dons naturais perfeitamente estáticos; têm a plasticidade de se desenvolver consoante o investimento que neles fazemos. De forma análoga, devemos encarar objectivos de dimensão quase opressora como passíveis de ser feitos, com tempo e dedicação à sua altura.
Motivação anda a par com a convicção de que trabalho árduo é compensador e gera sentimentos benéficos (contentamento, interesse, segurança, maior auto-estima). Sentimentos negativos como stress e pressão têm de ser controlados para forneçam estimulo e contribuam para um melhor desempenho e o contrário. 

Ir em direcção ao que queremos, não amanhã nem no próximo mês, mas no momento presente, é uma afirmação de personalidade, de nos sentirmos mais perto dos nossos sonhos e de ser envolvidos pela oportunidade gloriosa de viver mais um dia; o maior sucesso de todos.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla