Ensinar os papagaios a falar


Os papagaios são apreciados pela capacidade única de imitar os sons e palavras que escutam. Contudo, nem todos os papagaios nascem com esta habilidade, o que não pressupõe qualquer deficiência por parte da ave. Caso seja este o seu caso este não devem ser coagidos contra a sua vontade e natureza, sob pena de gerar tensões e stress no papagaio.  
Se a sua ave possuir a capacidade de imitar sons, deve ser estimulada a desenvolver estas capacidades através de lições breves e agradáveis, com a duração máxima de 10 minutos. Deve estar a sós com o animal, para que este não se distraia nem aborreça facilmente. É recomendável haver silêncio nas lições, pelo que a televisão e o rádio devem estar desligados. 
Não tente ensinar dois papagaios a falar simultaneamente e inicie o processo com palavras simples, como o seu nome. A duração do treino é variável, dependendo da apetência do papagaio para aprender e da sua exigência que lhe requer. Uma frase em particular pode demorar desde semanas ou meses até ser imitada na perfeição.  Ao ensinar a ave, devem ser removidos da gaiola todos os brinquedos, de maneira a favorecer a concentração do papagaio.
É ainda importante ter em conta que as aves jovens aprendem com maior rapidez, pelo que será necessário ter tempo, paciência e persistência. Após as primeiras palavras, as seguintes costumam fluir com mais facilidade, pelo que não pode desistir na primeira vez que se sentir defraudado. 
Fale usando tons de voz diferentes e de som amistoso, que incentivem o papagaio a tentar reproduzi-lo. Os papagaios devem ser conduzidos à aprendizagem de forma natural e tranquila. São aves divertidas que podem fazer truques curiosos como piruetas, destapar objectos, tocar uma campainha, etc. Promova um ambiente de amizade e lealdade com o seu papagaio e este de certo se revelará uma companhia de valor inestimável.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla