O estilo vintage

O costureiro francês Yves Saint Laurent disse: "A moda vai e vem mas o estilo é para sempre". Estas palavras não se podiam aplicar melhor aos dias de hoje em que há uma busca por um aperfeiçoamento da aparência através de novas tendências, cores e tecidos. 
Inovação e originalidade são preocupações de qualquer mulher que quer desenvolver uma forma de vestir própria e combinar da melhor forma vestuário, calçado, acessórios e penteados. Paralelamente assiste-se a um reaproveitamento de ideias antigas no sentido de criar algo adaptado à realidade actual, uma mistura de clássico com modernidade. O estilo vintage encontra-se cada vez mais em voga, o que é sem dúvida positivo já que há visuais que não merecem de forma alguma cair no esquecimento.
Nos anos dourados havia todo um ritual complexo de beleza, uma mística inerente a uma população feminina que estava finalmente a descobrir o sua força e importância, como seres humanos e membros da sociedade. Pela primeira vez a mulher podia aspirar ser algo mais para além de esposa, mãe e dona de casa. Podia trabalhar, votar e participar activamente na construção do mundo; em suma ser ouvida e não calar as suas opiniões. O intelecto era acompanhado por um estilo marcante, símbolo de uma época, de uma mentalidade e de uma feminilidade poderosa.






Caracois em cascata, tranças perfeitas, ondulações volumosas... A variedade de penteados que se encontra nesta época é imensa e pode inspirar muitas mulheres a criar um estilo que lhe assente como uma luva e a ter o cabelo com que sempre sonharam.
Há várias referências incontornáveis de estilo feminino sendo que escolhi destacar Katharine Hepburn (actriz norte-americana, vencedora de quatro Óscares e uma das primeiras mulheres a usar calças) e Brigitte Bardot (actriz francesa, elogiada pela beleza natural, sensualidade e elegância). B.B, como era conhecida, tirava partido do corpo escultural e atitude carismática. Nunca ficava submergida pelas roupas que usava, pelo contrário, a moda dava-lhe relevo e afirmava-a como pessoa, artista e activista. Nos últimos anos tem intervido energicamente em defesa dos direitos dos animais, causa que se tornou uma das suas maiores paixões.



 
Nos tempos que correm, continua a haver uma reciclagem do estilo vintage, como fica patente numa foto deste ano da popular modelo brasileira Gisele Bundchen. Nesta campanha publicitária de biquínis, há um destaque claro no comprimento e volume do cabelo, na tonalidade luminosa da pele e maquilhagem dos olhos. As influências retro encontram-se ainda na pose de pin up, na expressão dos lábios, que consegue conjugar ao mesmo tempo inocência e sensualidade. 
No estilo como na vida, podemos fazer as escolhas que consideramos certas, tentando representar e sublimar os nossos atributos. E claro, se errarmos temos a hipótese de fazer tudo de novo. O céu deve ser o limite.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

A história de Marla

As cicatrizes das famosas