A mansidão dos manatins




 Os manatins são mamíferos aquáticos da família dos Triquequídeos, de corpo grande e imponente, que faz lembrar o das morsas. Pesam cerca de 500 a 550 kg e medem geralmente entre 2,8 a 3 metros. As fêmeas tendem a ser maiores e mais pesadas.Vivem no continente africano e americano (podem ser encontrados em países como os Estados Unidos, Brazil, Venuzuela e México).
O manatim tem uma pele rugosa, cauda larga e achatada. Não tem orelhas e os ouvidos são dois oríficios localizados atrás dos olhos. A sua dentição apenas contém molares que são substituídos por dentes novos quando demasiado usados e no focinho possuem múltiplos pêlos tácteis, chamados de vibrissas, muito sensíveis ao toque. Possuem duas nadadeiras arredondadas à frente e uma grande nadadeira caudal posterior.
O manatim é um animal solitário, que poucas vezes é visto em grupo se não foi época de acasalamento. A sua alimentação consiste de algas, capins e outra vegetação aquática. Podem consumir até 10% do seu peso em plantas diariamente.
Estes animais são dóceis e muito os mansos,  os que torna alvo fácil de caça, pelo que se encontram, infelizmente, em perigo de extinção, sendo protegidos por leis ambientais em vários territórios do globo. 
Durante os primeiros dois anos de vida vivem com a progenitora e alimentam-se de leite. A mãe consegue reconhecer a sua cria entre muitos outros apenas por sons, pequenos gritos que se designam de vocalizações.
O manatim passa metade do dia a dormir na água, subindo regularmente à superfície para respirar. Servem-se da comunicação, do sabor, odor, visão e tacto para comunicarem entre si e mostram possuírem capacidade de aprendizagem e de memória duradoura.
Possuem alguns predadores naturais, nomeadamente os tubarões, crocodilos e orcas mas o que os torna particularmente vulneráveis, pelo menos nos Estados Unidos, é a colisão com barcos ou com hélices, que lhes deixa feridas profundas, às quais muitos acabam por sucumbir.
Têm uma baixa tava de reprodução, sendo que na maior parte dos casos cada fêmea gera apenas um filhote a cada quatro anos. O período de gestação é de treze meses e o de amamentação pode ir de um até dois anos. As mães manatim costumam ser progenitoras cuidadosas e dedicadas: ensinam os filhotes a nadar, a subir à superfície para respirar e a alimentar-se de vegetais.
O acasamento dos manatins dá-se com o macho por baixo e a fêmea em cima, formando uma espécie de abraço.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

A história de Marla

As cicatrizes das famosas