Orgulho e Preconceito


"Orgulho e Preconceito" é uma mini-série britânica, dividida em seis episódios, com a chancela de qualidade da BBC. Esta adaptação do romance homónimo de Jane Austen foi aclamada pela crítica e público por combinar o rigor histórico com desempenhos inesquecíveis de Colin Firth, na pele de Mr. Darcy, Jennifer Ehle como Elizabeth Bennet, e Benjamin Whitrow e Alison Steadman como Mr. e Mrs. Bennet respectivamente.
A história desenrola-se na Inglaterra em meados do século XIX e acompanha as aventuras e desventuras da família Bennet, que com cinco raparigas e nenhum herdeiro varão ocupam uma modesta posição na sociedade e apenas podem aspirar a que umas das filhas faça um bom casamento para ascenderem no seu status quo. Esse desejo ganha forma quando um cavalheiro abastado, Mr. Bingley se instala na propriedade vizinha e estabelece desde logo uma afinidade especial com Jane, a mais velha das irmãs Bennet, fazendo disparar as pretensões de prestígio e fortuna da sua mãe. Enquanto isso, Elizabeth conhece e antipatiza à primeira vista com Fitzwillam Darcy que revela uma conduta considerada arrogante e fria em relação aos Bennet. 
Esta série televisiva destacou-se por ser extremamente fidedigna ao livro, pela crítica aos modos de vida, ao preconceito e às relações de conveniência social, ao fosso entre a esfera alta da sociedade e os sonhos das gentes provincianas que apenas aspiravam a um final feliz e recompensador numa vida de resignação, tensão e humilhação diária. Para além de retratar o poder do dinheiro e o materialismo, a mini-série foca-se, como não poderia deixar de ser, no amor e nos obstáculos a ele colocados, quer por terceiros, quer pelo orgulho, receios e outras entraves mentais das próprias personagens, o que resulta numa trama bem conseguida, inteligente e apaixonante.
A mini-série "Orgulho e Preconceito" valeu a Jennifer Ehle o prémio BAFTA de melhor actriz televisiva e conquistou o Emmy "Outstanding Individual Achievement in Costume Design for a Miniseries or a Special."





Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla