Livro de Brooke Shields "On your own" (1985)
Sou fã de Brooke Shields desde que em adolescente vi "A Lagoa azul" (1980). Desde modelo infantil a atriz (nascida a 31 de Maio de 1965), soube gerir a sua carreira com mestria, não se deslumbrando com o estatuto de celebridade.
De 1983 a 1987, Brooke frequentou a Universidade de Princeton, considerada um dos melhores estabelecimentos de ensino superior dos Estados Unidos, fazendo parte da Ivy League, uma elite de excelência formada também por Harvard, Yale, Columbia, Universidade da Pensilvânia (UPenn), Brown, Dartmouth e Cornell e cujo nome vem da hera que adorna as suas paredes. Shields formou-se em Literatura Francesa, com uma tese baseada nos filmes do realizador francês Louis Maille, com quem tinha trabalhado em "Pretty baby" (1978).
Habituada a posar para as lentes fotográficas desde bebé (aos 11 meses já fazia publicidade ao sabão Ivory) e em 1978 já saía o "The Brooke book", uma coleção de fotos, Brooke estava apenas a dar os primeiros passos numa carreira de atriz e a descobrir o que queria realmente dizer.
É nesse contexto que aparece "On your own" (1985) que surge de pela primeira vez estar a viver por sua conta, nos dormitórios de Princeton, sem a sua mãe que orientou o início da sua carreira.
Brooke fala largamente sobre saúde feminina: alimentação saudável, exercício físico, descanso e a importância de manter um equilíbrio entre as demandas da vida e a nossa necessidade de nos conectarmos connosco mesmas. Os estudos e a conciliação deles com o trabalho é outro dos tópicos de Brooke aborda bem como o terreno sempre fértil e rico dos relacionamentos: familiares, de amizade e de namoro.
Sugestões práticas, conselhos úteis e exemplos ilustrativos, fazem com que o livro se leia facilmente, quase como uma revista em que procuramos soluções para os nossos problemas, de forma despretensiosa e refrescante.
Atualmente, Brooke Shields, com 60 anos, ainda brilha em filmes da Netflix como "Um castelo de Natal" (2021) e "A mãe da noiva" (2024). Em 2023 foi lançado um documentário sobre a sua vida "Pretty baby: Brooke Shields", realizado por Lana Wilson.
Brooke é atualmente presidente da Ators' Equity Association, uma união laboral para todos os que trabalham no teatro e visa negociar melhores condições de vida e benefícios para todos os envolvidos.


Comentários
Enviar um comentário