"Unidos por cada um" da Liga Portuguesa Contra o Cancro
Foto de Angiola Harry na Unsplash
Todos os anos milhões de pessoas são diagnosticadas com cancro. Estima-se que em 2050 sejam diagnosticados 35 milhões de novos casos oncológicos. Prevenir é fundamental.
Segundo folheto informativo da Liga Portuguesa Contra o Cancro "o cancro não é um simples diagnóstico médico. É uma questão profundamente pessoal, a que está associada uma história única de luto, dor, esperança, cura, resiliência e amor".
Pelo menos um em três casos de cancro pode ser evitado e se detetado em fase precoce, mais de um terço de casos de cancro pode ser curado.
Para reduzir o risco de contrair a doença pode tomar várias medidas, entre as quais:
Não fumar: O cancro mais mortal na Europa é o de pulmão, com um número de óbitos que supera os cancros de mama, próstata e colorretal juntos.
Não beber: Limitar o consumo de álcool diminui o risco de contrair, por exemplo, o cancro da boca, do esófago e da mama.
Tenha uma alimentação cuidada e pratique exercício físico: Manter um peso e um estilo de vida saudável previne cancros como do cólon e no rim.
Evita as horas de maior calor na exposição solar: Reduzir a exposição à radiação ultravioleta do sol e solários pode prevenir o cancro da pele.
Vacine-se: As infeções crónicas origem cerca de 16% dos cancros a nível mundial. As vacinas contra os vírus da Hepatite B e do Papiloma Humano protegem contra os cancros do fígado e do colo do útero.
Participe nos programas de rastreio: Participar nos programas de rastreio de cancro de mama, cancro de colo de útero e cancro colorretal aumenta em muito as taxas de sobrevivência da população.
É preciso união nas metas e necessidades bem como ter em mente que pequenas ações podem ter um grande impacto. De acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro "Maior consciencialização, melhor prevenção, tratamento e cuidados mais humanizados, centrados nas pessoas serão mais eficazes e vão permitir salvar vidas!".
Comentários
Enviar um comentário