Estimular o cérebro para prevenir demência
Exercitar o cérebro é tão importante quanto exercitar o corpo. Os especialistas definiram o conceito de neuroplasticidade: a capacidade de o nosso cérebro recriar novas conexões de células nervosas. Como tal, fazer aprendizagens novas, mesmo na terceira idade é altamente benéfico para a pessoa em questão.
Para tal, há que fazer um treino cognitivo (exercícios para melhorar a memória), terapia de orientação da realidade (fornecer dados da mesma de forma organizada e contínua criando estímulos ambientais e promovendo a orientação da pessoa), terapia de remotivação (romper o isolamento ao debater temas da atualidade para ajudar a comunicação interpessoal e a formação de opiniões) e estratégias compensatórias (utilização de ajudas externas para atenuar os défices de memória).
É importante manter o entusiasmo com a aquisição de novas competências: aperfeiçoar a educação, aprender um instrumento ou uma língua nova, pintura, teatro ou artesanato são ótimas idades para se manter ativo em qualquer idade.
Foto de yerling villalobos na Unsplash
Comentários
Enviar um comentário