The mindfulness movement

 


"The mindfulness movement" (2020) é um documentário com a participação de cientistas (como Richard Davidson), um pivot de televisão (Dan Harris), escritores (Daniel Goleman), um médico (Deepak Chopra) e a cantora e compositora Jewel Kilcher.
Todos eles têm interesse como funciona a mente humana e compartilham as suas experiências com diversos tipos de meditação sempre focadas na empatia e compaixão. Segundo eles, perceber que não somos os nossos pensamentos é fundamental.
Pessoalmente a minha parte favorita foi o testemunho de Jewel, de que sou fã. Ela conta como resistiu ao assédio do seu patrão, que não lhe pagou e viu-se forçada a viver no carro e posteriormente na rua como sem abrigo. Jewel desenvolveu ansiedade e ataques de pânico e roubava em lojas para sobreviver. Ela não queria ser uma mera estatística, tinha vindo do Alasca para San Diego em busca de melhores oportunidades de uma educação artística e agora a sua vida era tudo o que não queria para si própria.
Jewel começou por fazer uma cuidadosa curadoria dos seus pensamentos, a apontar tudo o que fazia com as mãos para parar de roubar, desenvolveu teorias psíquicas que se adequavam às suas circunstâncias. No fundo, Jewel estava a mudar a sua linguagem emocional e a praticar atenção plena antes do tempo. Ao tocar em bares, Jewel é descoberta por editoras e acaba por se tornar mundialmente famosa.
Há quem não goste da palavra mindfulness por poder sugerir uma mente a rebentar pelas costuras. Pelo contrário, é uma mente consciente, que sabe aquietar-se quando necessário e viver com toda a plenitude no momento presente.








Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla