"Mergulho: É tudo sobre você" de Flávia Melissa: Aula 1

 


O curso Mergulho- É tudo sobre você é um conjunto de quatro aulas gratuitas concebidas pela psicóloga e educadora emocional brasileira Flávia Melissa, que decorreu nos dias 12, 14, 16 e 19 de Julho. Contou com exercícios complementares, materiais de apoio complementares e um grupo de Whats App.
A primeira aula intitulou-se "Como reconectar pensamentos, sentimentos e comportamentos", mais especificamente o que acontece quando moramos dentro da nossa cabeça: como somos, como funcionamos, como somos ativados por gatilhos e como podemos trabalhar com eles.
Flávia Melissa diz-nos que nascemos no nosso centro, ligados à nossa essência, autenticidade, pureza, espontaneidade e verdade. Ao longo do tempo começamos a receber condicionamentos à medida que somos educados, que nos dizem por exemplo o que é certo ou errado, aceite ou inaceitável. Estes condicionamentos vão afetar a formação do nosso cérebro, cujos estímulos podem desencadear reações como medo, vergonha e choque. 
Ao surgir um atrito há outra força que se ergue numa reação contrária e reagimos a essas situações ao tentar expulsá-las do nosso sistema, criamos resistências que vão formar uma segunda camada. Chama-se a esta entidade corpo de dor, constituída para além do que lhe dá nome, por sentimos de desconforto, aversão e de comportamento esquivo, tendo origem na rejeição, abandono, desprezo, reprovação, inferioridade, etc.
Assim, ao ser acionado um gatilho que nos lembra destas sensações dolorosas infantis, que ferem a nossa perceção, temos tendência a fugir deles como quando éramos crianças, baseado no nível de consciência primordial que assume as rédeas nesse momento. Aí se desenvolvem conceitos como por exemplo pensamento mágico, sentido de direito, controle, expetativas e sentido de direito. Forma-se então uma nova camada, a de proteção, para a qual fugimos quando precisamos de alívio e de anestesia, com possíveis compulsões, delírios, drama e compensações. A palavra ordem desta área é estratégia.
O ser humano possui estes três camadas que funcionam simultaneamente em diferentes esferas da nossa vida. Se não soubermos gerir bem as nossas emoções podem surgir comportamentos nocivos de manipulação, negação e compulsões de ordem variada.
Por gatilho entende-se um estímulo emocional que tem repercussões no funcionamento cerebral através de situações marcantes que gera respostas reativas e impulsivas. Alguns gatilhos mais comuns são sentir-se atacado(a), expetativas alheias sob as nossas costas e medo de perder algo ou alguém.
Há quatro passos a que pode recorrer para enfrentar gatilhos. Em primeiro lugar, legitime o gatilho e busque por padrões, como por exemplo investigar se têm a ver com pessoas ou situações específicas. Em segundo lugar investigue a sua fonte. Estude os gatilhos mais comuns e pergunte o que têm a ver consigo e com a sua história. O passo número três é falar sobre isso com uma pessoa de confiança. Permita-se ser vulnerável, o que vai ativar o córtex pré-frontal, diminuir a sensação de ameaça que o gatilho desperta e trazer-lhe mais clareza. Por último e em quarto lugar, desenvolva a auto-compaixão, uma vez que ninguém muda com base no ódio e na agressividade. Pratique a empatia, compreensão e amor.
No final da aula Flávia Melissa disponibilizou uma meditação "Acalme o seu coração em poucos minutos", que visa aliviar os sintomas de ansiedade e produzir relaxamento, trabalhando a interação corpo e mente.  A prática consiste em inspirar enchendo os pulmões e expirar pela boca, esvaziando-os completamente. Visa diminuir o ritmo cardíaco acelerado e para que tal aconteça, é preciso estar atenta a sinais de tensão no corpo como rigidez na postura e levar toda a sua atenção para essa parte. A respiração deve tornar-se equilibrada (respirando) em cinco tempos de inspiração e expiração), de maneira a entender que a nossa essência está no centro do nosso peito e não na nossa cabeça. Termine a meditação com um sentimento de gratidão e procure aplicar os ensinamentos de Flávia Melissa no seu dia-a-dia.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla