Beleza colateral, José Tolentino Mendonça & Amerie

O mês de Julho traz com ele o Sol e a vontade de nos pormos a par de bons filmes, livros e discos. Como tal, selecionei três obras de arte que considero importante terem nas vossas vidas.



Filme: "Beleza colateral" (2016)_ Queria ver este filme desde que foi lançado, tinha expetativas altas e não fiquei desiludida. Realizado por David Frankele e com um elenco de luxo (Will Smith, Edward Norton, Helen Mirren, Keira Knightley, Kate Winslet, Naomie Harris, entre outros), esta é uma película que nos toca a alma, uma autêntica lição de vida.
Conta-nos a história de Howard, um habitante da cidade de Nova Iorque que trabalha numa empresa de publicidade e parecia ter tudo, até que perde tragicamente a filha. Howard entra numa depressão profunda e passa a maior parte do seu tempo a fazer puzzles, como que entorpecido, o que muito preocupa os seus colegas de trabalho. Também escreve periodicamente cartas a três entidades: Amor, Tempo e Morte. Numa tentativa de lidar com a imensa dor que sente, Howard começa a frequentar um grupo de pais que perderam os filhos, Asinhas de Anjo, mas o conforto tarda a chegar.
Os colegas decidem então contratar três atores para desempenharem os papeis de Amor, Tempo e Morte e conseguirem fazer com que Howard reaja e se agarre à vida, descobrindo o valor que esta tem em todos os momentos. A não perder.



Livro: "O que é amar um país: O poder da esperança" (2020) de José Tolentino Mendonça_ Foi a primeira obra que li deste distinguido poeta, sacerdote e professor nascido na Madeira, mais conhecido por ser cardeal no Vaticano desde 2019.
"O que é amar um país" é pequeno na sua dimensão mas enorme na sua humanidade, numa linguagem que prova que o simples pode ser erudito, cheio de significado e falar ao que de mais nobre existe dentro de cada um de nós.
Escrito no início da pandemia, num período extremamente delicado, somos contagiados pela prosa maravilhosa de José Tolentino Mendonça que respira bondade, sabedoria e otimismo. Porque se são as mãos que sustentam a alma, precisamos como diz o cardeal, que sustenham a alma do mundo, pois "a redescoberta do poder da esperança é a primeira oração global do século XXI".
O livro começa com o discurso de Tolentino Mendonça no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em 10 de Junho de 2020 e acaba enaltecendo a beleza do cuidado e da compaixão e da necessidade de consolar o coração humano. Uma leitura que deveria ser obrigatória.



Música: Amerie "Playlist: The very best of" (2008) _ Amerie é uma cantora, compositora, atriz e escritora norte-americana. Filha de pai negro e mãe coreana, alcançou o estrelato com o sucesso "1 thing", fruto de uma colaboração criativa muito bem-sucedida com o produtor Rich Harrison.
Licenciada em Literatura Inglesa e Artes Liberais pela Universidade de Georgetown, foi durante o curso que o talento artístico de Amerie foi descoberto, sendo contratada pela Columbia Records.
Atualmente com 41 anos, Amerie é casada com o executivo da Sony, Larry Nicholson e tem um filho, River, um canal de youtube (Books Beauty Amerie) e um clube de livro. Os seus últimos trabalhos musicais, de 2018 "4AM Mulholland" e "After 4 AM" foram muito bem acolhidos pela crítica.
"Playlist: The very best of" é uma compilação brilhante, que nos torna ainda mais ansiosos pela próxima etapa da carreira musical de Amerie. Destaque para as canções: "Why don't we fall in love", "Touch", "Gotta work", "Talkin' to me" e "Take control".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla