Artrose no joelho
Fui recentemente diagnosticada com uma artrose no joelho esquerdo e resolvi pesquisar mais sobre esta patologia para conhecer melhor como se manifesta e como a posso gerir da melhor maneira.
A artrose no joelho é uma das doenças que mais afeta esta articulação do corpo. Pode acontecer por desgaste da cartilagem do joelho, devido a excesso de peso, aumento da idade ou desvio do eixo do joelho, entre outras razões.
Também chamado de gonatrose, este é um problema de saúde e bem-estar que afeta a mobilidade e funcionalidade do corpo. Pode afetar ambos os joelhos (gonartrose bilateral) ou apenas um, como no meu caso.
A artrose pode ser de motivo primário (quando derivada de processos degenerativos associados ao envelhecimento) ou secundária (se surge por outros fatores como traumatismo com fratura ou lesão de ligamentos cruzados).
Os sintomas principais associados à artrose são dor sempre que movemos o joelho e que diminui em repouso, inchaço no joelho ou derrame articular e rigidez ou deformidade progressiva no mesmo. O diagnóstico desta patologia é feito por exames clínicos, sendo uma das mais vulgares o raio x, que eu realizei.
Para tratar a artrose no joelho há uma série de medidas que o seu médico ortopedista pode sugerir. No caso de artrose provocada por excesso de peso, perder alguns quilos vai aliviar muito o esforço desta articulação (estima-se que cada quilo perdido equivale a uma força quase quatro vezes superior que se retira a cada joelho).
Caminhar ajuda muito o fortalecimento muscular, a massa óssea e a redução da dor. Pode também realizar exercícios com intensidade adaptada à gravidade da artrose, como aqueles realizados nas aulas de pilates. São desaconselhados exercícios de alto impacto com o solo ou contacto violento. Tratamentos de fisioterapia (ionizações, electroestimulação, hidroterapia) podem ser muito benéficos para controlar este quadro clínico.
Medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios são eficazes no alívio da dor. Em último recurso, nos casos muito graves, recorre-se ao tratamento cirúrgico com artroplastias (aplicação de prótese do joelho).
Falando mais de mim, comecei a suspeitar que algo de errado se passava com o meu joelho ao ter dores persistentes ao executar movimentos. Com o avançar dos meses, as dores apenas se tornavam maiores e tinha um ligeiro inchaço nessa zona, pelo que resolvi não ignorar mais o problema, até para despistar doenças mais graves, que pudessem pôr em causa a minha vida. Tive uma consulta com o médico ortopedista, a quem descrevi os meus sintomas. Este, ao examinar a área apontou a probabilidade de ter uma tendinite rotuliana. Foi com um exame de raio x que se detetou artrose no meu joelho esquerdo, ainda numa fase inicial, sem motivo para preocupações para além de ter alguns cuidados, retomar o exercício físico gradualmente e estar atenta se sentir dor. Evito atividades físicas que exijam muito esforço e apoio no solo desse joelho mas continuo a realizar caminhadas, que me dão uma grande sensação de harmonia mental e vitalidade.
O que recomendaria a todas as pessoas é escutarem o vosso corpo, pois este emite sinais o tempo todo e alerta-nos quando algo não está bem. Cuidem de vocês e sejam proativos. Afinal, a saúde é o nosso bem mais precioso!
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminar