Camila Cabello "Breathe into it" para a Calm Parte 1
A aplicação Calm foi fundada a 4 de Maio de 2012 por Michael Acton Smith e Alex Tew. Define-se como o destino número 1 para sono, meditação e relaxamento, com aproximadamente 100 milhões de downloads e cerca de 1,5 milhões de avaliações de cinco estrelas.
A Calm acredita que o mundo está à beira de uma revolução na saúde mental e aspira a ser uma marca de um estilo vida global, com uma comunidade que transcende fronteiras, línguas e culturas. Quer seja melhorar a qualidade de sono e concentração, reduzir o stress e ansiedade ou promover o autoaperfeiçoamento, a Calm visa ser o destino ideal para todas as suas necessidades, por um valor de subscrição mensal.
Recentemente esta aplicação anunciou uma parceria com a artista Camila Cabello, com conteúdo exclusivo, com a introdução de uma valência de bem-estar mental gratuito e doações da Calm para jovens em busca de apoio.
Utilizadora regular da Calm, Camila preparou uma série intitulada "Breathe into it" com 13 episódios, lançada a 17 de Maio deste ano e que se foca nas suas experiências pessoais em enfrentar o medo, aliviar a ansiedade, desenvolver gratidão e amor próprio, entre outros. Mais conteúdo virá em 2022.
De seguida faço um resumo dos cinco primeiro episódios de "Breathe into it".
Episódio 1 "Before and after" (Antes e depois)_ Nesta sessão Camila Cabello compartilha que a meditação foi transformadora para si e de como tê-la praticado todos os dias no ano passado foi uma experiência incrivelmente curativa. Consistiu num divisor de águas na sua vida, que lhe possibilita gerir emoções fortes e pensamentos intrusivos bem como ser um ser humano com mais gentileza e compaixão.
Episódio 2 "Mindskills" (Habilidades mentais)_ Camila revela que viveu anos de muito stress e ansiedade e procurava uma forma mais sustentável de viver. Num dia em não conseguia suportar mais tanto nervosismo, começou a concentrar-se na sua respiração durante 10 minutos e isto trouxe-lhe mais clareza. Camila aconselha todas as pessoas a ficarem em silêncio observando os seus pensamentos, sem se identificar com eles. O objetivo é aceder ao estado geral do nosso corpo e mente, como a um boletim meteorológico e reparar nos pequenos detalhes como tensões no corpo ou pensamentos ruminantes, chegando até ao fundo do nosso ser.
Episódio 3 "Fight" (Luta)_ Neste episódio Camila fala de crescer entre México e Cuba. A sua mãe tinha o sonho de se mudar para os Estados Unidos, que realiza quando Camila tinha 7 anos de idade. As duas mudam-se para Miami, com o pai de Camila a juntar-se a elas um ano depois, atravessando o Rio Grande a nado. A mãe de Camila, Sinuhe, tinha estudado Arquitetura em Cuba mas no novo país começa a trabalhar numa loja de sapatos, até uma oportunidade na sua área de formação surge, ao conversar com uma cliente. Camila destaca a tenacidade da mãe, a capacidade de fazer tudo o melhor que consegue e de aplicar-se até perceber qualquer coisa. Cita a autora Julia Cameron com a frase "Salta e a rede vai aparecer".
Para Camila, é preciso ter coragem de lutar por nós mesmos, honrando o nosso caminho com toda a gentileza e a sabedoria que conseguirmos reunir. Sinuhe é uma excelente ouvinte e conselheira para a filha, que sempre a estimula a crescer como pessoa, a ter gratidão e a fazer a coisa certa. Tudo se resume a nós termos apenas uma vida e é nossa própria responsabilidade lutar pela nossa felicidade. É um trabalho interior que ninguém pode fazer por nós, o de olhar no espelho e fazer as nossas próprias escolhas em prol da liberdade e bem-estar.
Episódio 4 "Say your name" (Diz o teu nome)_ Camila conta a história de ser uma criança muito tímida e com vergonha, que chorava quando lhe cantavam os parabéns por não ser capaz de lidar com tanta atenção. Ao entrar no jardim de infância, a professora chama-a de Karla, o seu primeiro nome e não de Camila, o nome do meio, pelo qual todos os seus familiares e amigos a tratavam. Nervosa, ela não tem a coragem de a corrigir e durante 10 anos vê-se como que colocada numa caixa a viver uma personagem: a de Karla, a rapariga tímida. O canto era algo que descreve sempre ter sido alegria pura para ela mas nunca cantava em frente das pessoas, tendo feito uma vez a avó esconder-se dentro do armário para a ouvir cantar.
Aos 15 anos decide enfrentar os seus medos e fazer uma audição para o programa de talentos X Factor, o que exigiu 12 horas de condução para a família a levar à Carolina do Norte, onde estava a decorrer esta etapa do concurso. Camila tinha preparado a canção "Respect" de Aretha Frankin, que ensaiava sem parar, na esperança que se tornasse parte da sua memória muscular, do seu corpo.
Quando está a preencher os documentos para a audição, no espaço para o nome artístico decide usar finalmente o nome pelo qual era conhecida pelo seu núcleo próximo e assina Camila Cabello. Percebe que é um novo dia, que lhe oferece um momento único para tentar algo que nunca fez antes, para se conectar com a sua essência, que não é a menina demasiado tímida para ser ela própria mas sim aquela que ama a música e cantar. Ao chegar ao palco, apesar de estar bastante nervosa, consegue ligar-se a algo no seu interior e sentir que pertence ali. O concurso acabaria por mudar a sua vida ao ser selecionada para integrar o quinteto Fifth Harmony.
Para Camila, por vezes o mundo define-nos antes de termos a possibilidade de nos definirmos, é preciso examinar as caixas em que estamos inseridos e não deixar que nos impeçam mais de partilhar os nossos dons com o mundo. O medo do fracasso ou do sucesso podem ser paralisantes e fazer-nos sentir que somos estranhos, mas é altura de abraçar todas as nossas peculiaridades e iniciar um novo capítulo em que dizemos: isto é quem sou, vou apresentar ao mundo a minha paixão, alegria, vulnerabilidade, em todas as suas dimensões. Nunca é tarde para recomeçar.
Episódio 5 "Awareness (Meditação): (Consciência: Meditação)_ Na quinta sessão da parceria entre a Calm e Camila Cabello, esta realiza uma meditação guiada, elaborada com Tamara Levitt. Esta é uma meditação que visa detetar os estímulos com que somos confrontados, despertar a atenção plena, com calma e suavidade, sem qualquer tipo de pressão. Camila exorta-nos a observar o nosso corpo, sensações, emoções e pensamentos e a não ficar preocupados se estivermos a sentir inquietude ou desconforto. O importante é sintonizar-se com o seu eu mais profundo e relaxar aos poucos, para conseguir aproveitar todos os benefícios desta prática.
"É ok sentires-te ansioso, triste, confuso e inseguro às vezes. Não há nada de errado contigo. Eu estive lá também. Talvez a arte da vida seja aprender que sentimentos difíceis são parte da alegria e magia de ser humano. Sonho com um mundo onde todos se sintam vistos, confortados e apoiados. Vamos fazer isto por nós mesmos e uns pelos outros", diz Camila Cabello ao apresentar a sua parceria.
Comentários
Enviar um comentário