Hair Love
"Hair Love" é uma adorável curta-metragem norte-americana de seis minutos de duração, escrita e produzida por Matthew A. Cherry. A realização ficou a cargo de Cherry, Everett Drowning e Bruce W.Smith. Os produtores executivos foram Peter Ramsey e Frank Abney, da Pixar, companhia da Walt Disney. A película foi financiada através de uma campanha na plataforma Kickstarter, que excedeu largamente o montante inicialmente pedido.
Em 2019, o filme foi comprado pela Sony Pictures Animation. Posteriormente, deu origem a um um livro infantil, ilustrado por Vashti Harrison e será gravado um audiobook narrado por Blue Ivy, filha dos artistas Beyoncé e Jay Z. Venceu ainda o Oscar de Melhor Curta de Animação este ano.
O objetivo da curta-metragem era aumentar a representatividade negra e melhorar também a reputação dos pais de cor, que são normalmente retratados de forma negativa nos media e em filmes.
Nesta ternurenta animação acompanhamos Zuri, uma menina de sete anos, que acorda com o cabelo cheio de volume, como se tivesse vida própria. O pai dela, Stephen, tenta domar o cabelo da filha sem sucesso, o que gera frustração e tristeza nos dois. Finalmente, Zuri mostra-lhe um vídeo da mãe que explica detalhadamente como pentear e tratar da melhor forma do seu tipo de cabelo, para ficar saudável e bonito. Com a ajuda das dicas preciosas da mulher, Stephen aprende a usar condicionador para desembaraçar os caracóis de Zuri, a separar o cabelo dela por partes e terminar o penteado com um lindo laço cor-de-rosa.
"Hair Love" mostra-nos a necessidade premente de haver históricas que apelem à diversidade e não discriminação nos nossos filmes de animação infantil. Tem uma mensagem de grande beleza e uma história que é simultaneamente simples e muito rica. Retiramos a lição da importância inestimável dos laços familiares, de que o cabelo faz parte indelével da nossa identidade mas que somos mais que isso e, em última análise, que tudo vale a pena quando é feito com dedicação e amor.
Comentários
Enviar um comentário