"Conecte-se enxergando além da imagem pessoal" Patrícia Tucci
Os laços que estabelecemos com as outras pessoas são determinantes, tanto na vida pessoal como no trabalho. A imagem que transmitimos vai para além da roupa que usamos e engloba também os nossos comportamentos (se temos um sorriso genuíno vamos inspirar confiança e positivismo, por exemplo).
A linguagem não verbal diz muito sobre nós e comunica informações como um tique nervoso que revela inquietação, o nosso modo de falar, a nossa alimentação, entre outros.
Segundo Patrícia Tucci, consultora de desenvolvimento e imagem pessoal desde 1997, tudo isto causa um nó profundo na medida em que nas relações humanas há uma série de paradoxos.
Sabemos que o segredo de bons relacionamentos é a conexão e empatia, mas nem sempre conseguimos compreender o modo do outro agir e se expressar. Desânimo e uma atitude negativa podem ser confundidos com arrogância e desinteresse. O nosso entendimento do que o outro está a passar é sempre incompleto. Para ilustrar este ponto, Patrícia Tucci fala-nos de uma mulher, que numa formação profissional, parecia totalmente desinvestida de aprender, mas que depois se mostrou entusiasmada quando iam passar à parte da maquiagem, tendo aí revelado que tinha perdera o marido há pouco tempo e estava mesmo a precisar de se animar. Facilmente podemos confundir tristeza devido a motivos pessoais com uma antipatia em relação a nós, ou seja, podemos levar a peito como ofensa pessoal, algo que não têm a ver connosco de todo.
Patrícia Tucci diz-nos que comemos primeiro com os olhos, com a glândula instalada no nosso cérebro para julgar, para escolher um prato de comida em detrimento de outro, por exemplo. A leitura facial é, portanto, uma forma de comunicação extremamente importante, sendo que cerca de 93% da comunicação é não verbal.
A consultora de imagem aconselha-nos a não fazer falsos julgamentos, a dar segundas oportunidades (visto que errar é humano), ter em mente que nem tudo é connosco (como ficou demonstrado pelo caso da viúva), ser pró-ativo e buscar informações sobre a pessoa, na medida em que temos tendência para olhar o outro por um filtro pessoal, da nossa cultura e costumes, sem procurar saber primeiro quem ele é.
Patrícia Tucci concluiu a sua intervenção no Tedx "Conecte-se enxergando além da imagem pessoal" concluindo que os laços são essenciais para o sucesso e é preciso estabelecer uma comunicação significativa e empática, colocando-se no lugar do outro e pondo de lado preconceitos e juízos de valor antes de tentar saber quem é a pessoa que está à nossa frente.
Comentários
Enviar um comentário