Dez resoluções populares de ano novo

O final do ano é uma altura em que muitas pessoas fazem uma introspecção e avaliam os momentos bons e menos bons, as conquistas e as perdas, o que está na base de diversas resoluções de ano novo. Segundo vários estudos, a maioria delas está fadadas ao fracasso, a curto ou médio prazo. 
Em baixo listamos dez das resoluções mais populares de ano novo:

1) Perder peso e ter uma alimentação saudável

Perder peso e ter hábitos alimentares saudáveis é a resolução de ano novo considerada mais comum. Infelizmente, esta determinação parece desvanecer-se passado pouco tempo, o que faz com que no novo ano não ocorra a mudança nos números da balança que tanto se deseja. Ir mais vezes ao ginásio é uma medida que aparece muitas vezes associada a esta resolução mas estima-se que até ao final do primeiro trimestre do ano, a maioria das inscrições é cancelada ou já não é usada com regularidade.

2) Deixar de fumar e/ou de beber

Toda a gente conhece os malefícios do tabaco para a saúde e para as finanças pessoais. Muitos fumadores querem deixar esse hábito mas segundo uma pesquisa apenas 10% dos que tomam essa resolução de ano novo vão deixar de fumar durante pelo menos seis meses. Outro dos comportamentos que se tenta deixar no ano novo é o vício de beber, que envolve à semelhança do tabagismo, uma dependência física, de pode ser extremamente difícil libertar-se. 

3) Mudar de trabalho

Outra das resoluções de ano novo é encontrar um trabalho que traga satisfação e felicidade. Apesar da diversidade de cargos e novas profissões, muitas pessoas afirmam não gostar do trabalho que fazem e querer encontrar um emprego diferente que permita maiores índices de realização.

4) Melhorar a situação financeira

Melhorar as finanças, pagar dívidas e fazer poupanças é outra resolução comum, por toda a segurança e tranquilidade que ter mais dinheiro representa na sociedade atual.

5) Ser mais organizado

Melhorar a capacidade de organização e gestão do tempo permite ser mais eficiente, desempenhar melhor as suas tarefas ou mesmo evitar desperdiçar horas à procura de itens perdidos, por exemplo. Para ser mais organizado é importante deixar de procrastinar e não adiar até ao último minuto o que tem para fazer, o que só traz sentimentos de culpa e de ansiedade. 

6) Passar mais tempo com a família e amigos

Viver momentos de lazer com a sua família, investir nos relacionamentos próximos e reencontrar amigos que já não vê há algum tempo faz parte dos objectivos de muitas pessoas ao entrarem num novo ano.

7) Lidar melhor com o stress

O stress é já uma parte incontornável da vida moderna e muitas pessoas querem aprender para lidar melhor com ele e daí retirar os benefícios psicológicos a nível da saúde e do bem-estar. No entanto, por não ser uma resolução tangível e mensurável, é também uma das mais difíceis de cumprir.

8) Contribuir mais para causas solidárias

Se no Natal está em evidência a importância da caridade e de estar atento às outros, este espírito pode rapidamente esquecer-se assim que a quadra natalícia termina. Porém, várias pessoas mostram vontade de doarem mais do seu tempo, dinheiro ou bem materiais para causas solidárias. A doação de roupas que já não se usam é uma das práticas mais frequentes.

9) Viajar mais

Este é o sonho de muitas pessoas que contam os dias de férias no calendário para irem para um destino paradisíaco ou conhecerem aquela cidade emblemática que sempre quiseram visitar. No entanto, a maioria de nós viaja menos do que gostaria e acaba por adiar este plano sempre para o ano que vem.

10) Aproveitar melhor a vida

É uma resolução que pode parecer um pouco vaga mas que é comum a muita gente que visa ter um maior equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal, preocupar-se menos e deixar de sofrer por antecipação. É outra das resoluções com mais alto índice de fracasso, justamente por não ser mensurável e depender de um foco e motivação interiores que acabam por perder-se com o entrar no novo ano.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla