Período: O estigma da menstruação
"Period. End of sentence" (2018) é uma curta metragem (tem 26 minutos) realizado por Rayka Zehtabchi acerca de um grupo de mulheres na vila de Hapur, Índia que dão início a uma pequena revolução sexual na localidade, desconstruindo o tabu da menstruação.
Num país onde muitas das meninas deixam de estudar ao ficarem menstruadas, este pequeno documentário traz-nos um raio de esperança que essa triste situação possa ser revertida. Esta mudança de estado de coisas acontece com a introdução de uma máquina que produz pensos higiénicos biodegradáveis a preços acessíveis, permitindo às mulheres que as operam conquistar alguma independência financeira e poder sonhar com um futuro longe longe dos limites tradicionalmente impostos.
A invenção criada pelo empreendedor Arunachalam Muruganantham foi instalada em Hapur graças a uma angariação de fundos da organização The Pad Project que declara no seu site oficial "A nossa maior esperança é envolver o maior número de pessoas possível neste projecto para que nenhuma menina tenha de faltar à escola por causa do período."
Este trabalho cinematográfico é mais do que um olhar sobre o que oprime a mulher no mundo. Alerta para a importância da educação para alcançar a vida a que se aspira e tornar a realidade um pouco melhor, um pouco mais próxima dos nossos sonhos.
É muito importante nos países em desenvolvimento que se discuta abertamente o que é a menstruação para que o desconhecimento não dê origem a medos infundados e para que o seu panorama social, económico e educativo possa melhorar. Esforços semelhantes nesse sentido estão a ser levados a cabo em países como o Malawi e o Nepal.
"Period. End of sentence" venceu, a 24 de Fevereiro de 2019, o Oscar de Melhor Curta Metragem Documental.
Comentários
Enviar um comentário