Bonecas inspiradoras



Durante longas décadas, a Barbie representou um ideal uniformizado de beleza: uma boneca de cabelo louro e liso, alta e magra. Porém, nos últimos anos a empresa detentora da marca, a Mattel, tem feito por promover a aceitação de novos padrões físicos e a inclusão. Com isto lançaram-se bonecas de outros tons de pele, texturas de cabelo e de silhueta mais curvilínea. 
No passado Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, a Mattel anunciou o lançamento de uma nova linha que celebra mulheres inspiradoras que se destacaram pelos seus feitos notáveis.
Entre as mulheres homenageadas destacam-se, no centro da imagem em baixo, a pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954), Amelia Earhart (a primeira aviadora a atravessar o Oceano Atlântico, que desapareceu num voo quando tinha 39 anos de idade e que se encontra à direita) e Katherine Johnson (à esquerda da imagem) que actualmente com 99 anos de idade é uma física, matemática e cientista espacial. Esta afro-americana quebrou barreiras de raça e género ao se tornar uma das mulheres contratadas pela NASA para calcular o trajecto do primeiro voo tripulado para o espaço.
Outras homenageadas pela Mattel incluem a realizadora Patty Jenkins, a modelo e activista corporal Ashley Graham, a ambientalista Birdi Irwin, a campeã de esgrima Ibtihaj Muhamma, a bailarina Misty Copeland e a ginasta Gabby Douglas.
Esta é um esforço de representatividade que vem trazer uma mudança refrescante à imagem da Barbie. Segundo nota oficial da empresa, o objectivo desta colecção é empoderar e incentivar as meninas a serem tudo o que quiserem, com exemplos de mulheres fortes, determinadas, que ultrapassaram barreiras e mostraram que é possível sonhar e chegar mais alto, em qualquer área que envisionarmos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla