Not alone

A meio do ensino secundário, Jacqueline Monetta perde a melhor amiga para o suicídio. Na tentativa de evitar mais mortes e mergulhar mais fundo nas causas que levam os adolescentes a tirar a própria vida, a jovem Jacqueline, agora com 18 anos, decide fazer este documentário.
"Not alone" (2016) foca-se em território delicado na medida que os protagonistas são jovens que fizeram tentativas de suicídio. É a eles que é dada a palavra, levando-nos a explorar os seus pensamentos e emoções.
O objectivo de "Not alone" é mostrar aos adolescentes que não estão sozinhos e fornecer uma ferramenta de informação e de suporte.
Pensamentos de baixa auto-estima ou de que a vida não tem sentido são mais comuns do que se possa julgar assim como de falta de esperança e a sensação de que não há uma luz ao fundo do túnel. Jacqueline conversa com adolescentes que à primeira vista pareciam ter tudo mas que escondiam por dentro uma grande dor e frustração interior.
Este documentário contribui para retirar o pesado estigma que a saúde mental infelizmente ainda carrega e faz-nos estar mais alerta enquanto comunidade ao flagelo do suicídio, seja por sinais exteriores como a auto-mutilação, palavras de desespero ou chamados de socorro. 
O essencial é quebrar o silêncio e pedir ajuda para solucionar os nossos problemas. Quer seja na Medicina (com comprimidos receitados por um especialista) ou através de terapia é possível encontrar alívio para o sofrimento e voltar a viver bem.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla