Embrace



"Embrace" é um documentário australiano de 2016 realizado por Taryn Brumfitt, que procura promover a aceitação corporal e uma auto-imagem positiva.
Taryn começa por dizer que o nosso corpo não deve ser visto como um ornamento mas sim como um veículo que devemos alimentar devidamente e relacionar-nos com ele nos nossos próprios termos, a despeito do que os outros nos possam dizer. Tudo começa quando esta coloca no facebook uma foto antes da última gravidez e a compara com outra foto sua nua, recente. A postagem rapidamente se torna viral e os comentários são mais que muitos. Após se deparar com centenas de emails de pessoas que não se sentem bem com o seu corpo. Taryn vai investigar as raízes do problema.
Fala com Mia Freedman, editora da Cosmopolitan australiana que lhe mostra os seus esforços para incluir maior diversidade corporal na capa da revista e com uma modelo considerada plus size, Stefania Ferrario, que após anos de luta, se sente finalmente à vontade com o seu corpo. 
O truque segundo Taryn é tirar o foco de como nos parecemos para as coisas que fazemos e ter em mente o quanto o nosso corpo pode ser saudável, capaz e forte. Trata-se de recondicionar o cérebro e substituir imagens velhas com novas imagens e equilibrar a percepção que se tem de como um corpo feminino deve ser. A um ponto do documentário, a realizadora vai ao cirurgião plástico que como seria de esperar lhe propõe fazer-lhe vários procedimentos estéticos e aponta defeitos na sua figura. 
Não é, portanto, de admirar que cerca de 90% das mulheres estejam extremamente insatisfeitas com os seus corpos e através de conversas com a apresentadora de televisão Amanda de Cadenet e a actriz de "Hairspray" Ricki Lake, vemos que também passaram por autênticas montanhas russas até chegarem a um estado maior de aceitação física.
A fotografia, da maneira como Jade Beall a pratica, pode ser terapêutica na medida em que mantém as rugas, as olheiras, as borbulhas e estrias dos fotografados. Renee Airya que enfrenta danos no nervo facial depois de ser operada a um tumor cerebral fala de como foi adaptar-se a esta nova situação bem como Turia Pitt que ficou gravemente queimada numa corrida. A actriz alemã Nora Tschiner desabafa sobre as pressões que o escrutínio público lança sobre a sua carreira e imagem. São muitos os depoimentos e todos eles nos mostram mulheres determinadas a não se deixarem abater pelas suas diferenças e aceitarem-se como são.
Jogos violentos que mostram o corpo da mulher como algo a que simplesmente um homem pode ter direito, a indústria da beleza, dietas e cirurgia estética que muitas vezes lucra através da insegurança das jovens são examinados em "Embrace". 
A mensagem final é que devemos valorizar o nosso corpo pois é uma sensação maravilhosa quando nos aceitamos e nos aproximamos da realização e felicidade.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla