O marketing de Anitta Parte I


Anitta, nome artístico de Larissa Macedo de Machado, nascida a 30 de Março de 1993, no Rio de Janeiro é um dos maiores fenómenos da música brasileira dos últimos anos.
A cantora estreou-se nos lançamentos em 2013 com o disco "Anitta" (o nome deriva da série "Presença de Anita" cuja personagem principal a artista admirava por ser uma menina-mulher que era sexy sem ser vulgar) que lhe rendeu muito sucesso com temas como "Show das poderosas", Meiga e abusada", "Menina má", "Não pára" e "Zen". Ao disco auto-intitulado sucederam-se "Ritmo perfeito" (2014) e "Bang" (2015). Gravou ainda o cd/dvd ao vivo "Meu lugar". 
A próxima etapa da carreira de Anitta é a internacionalização, intenção que se evidenciou em singles como o dueto com J Balvin em "Ginza", "Sim ou não" com Maluma e "Paradinha" (que é quase toda cantada em espanhol). 
A 22 de Agosto de 2015, Anitta anuncia o seu próximo projecto baptizado de Checkmate, que contemplará a cada mês o lançamento de um single e videoclipe surpresa e não tem data de término. Espera-se que Anitta cante em inglês, espanhol e português e que cada jogada, à semelhança de um jogo de xadrez conduza a uma tacada final num momento de apoteose.
O primeiro passo do empreendimento, que alia todo o talento de Anitta a uma estratégia de marketing elaborada, foi dado no passado mês de Setembro. No início do mês peças de xadrez foram espalhadas pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte com o nome de Anitta e os dizeres "checkmate domingo". O objectivo era chamar a atenção e suscitar curiosidade para "Checkmate".


No dia 3 de Setembro, num Domingo de manhã, realizou-se a primeira conferência de imprensa com o objectivo de apresentar o projecto e promover a primeira canção dele extraída "Will I see you" (em parceria com o produtor americano Poo Bear). 
Definido como uma espécie de bossa nova em inglês, o single é calmo e romântico, interpretado pela voz doce de Anitta. No videoclipe, esta surge num visual simples e despojado, cortesia da C&A, cadeia de lojas com as quais a artista e compositora fechou parceria. Anitta caracteriza o clipe como sendo muito diferente do que tinha feito anteriormente, de componente muito sensitiva, em que esta canta de forma singular. Tem ainda dança de salão, que fez parte da vida de Anitta. O clipe de "Will I see you" foi gravado em São Paulo em dez dias, com roteiro elaborado por Anitta. Segundo a cantora foi um processo rápido, ficou bem feito e ficou feliz com o resultado.
Anitta afirma que tem um estratégia de divulgação, um escritório de management no estrangeiro e explica "o nome checkmate é pelo facto de que é uma palavra, uma expressão entendida em todo o mundo, no mundo inteiro, em várias línguas". Esta é portanto uma expressão mundial, em que apenas varia a grafia, que se adequou na perfeição àquilo que pretendia fazer profissionalmente.




De acordo com Anitta, no lançamento visava despertar o interesse e engajar as pessoas "Eu gosto de realmente sentir na pele o que está acontecendo", afirma. 
A ideia das peças de xadrez era fazer suspense, mexer com a mente de quem as visse para as instigar a pensar e a co-criar o projecto. Anitta ia rodar o Brasil de manhã até ao fecho das lojas da C&A, numa autêntica maratona com os fãs, para interagir com eles o mais possível.
A cantora afirma não se ter inspirado em nenhum artista em particular para traçar a sua estratégia internacional uma vez que considera que o mercado brasileiro está numa posição aparte, na forma como consome e na sua cultura. O seu objectivo é tocar as pessoas e conquistar gradualmente outros países sem nunca perder o Brasil, que descreve como uma matemática milimétrica que tem de ser calculada ponto a ponto.
Perguntada sobre ser uma referência para os jovens a nível profissional pela evolução da sua carreira desde Larissa, a Mc Anitta, Anitta até à fase Anira (uma alusão à pronúncia do nome em inglês), a cantora é enfática ao dizer que veio do nada e teve uma infância muito dura sem cartão de crédito e dinheiro para quase nada. Anitta considera que é difícil às pessoas com origens humildes com a sua ter oportunidades de estudar e ser bem-sucedidas seja em que mercado for. Diz sentir-se honrada de seguir como exemplo e fonte de força e tenta demonstrar isso de todas as maneiras possíveis.



Questionada se esta linha de lançamentos em segredo por tempo ainda indefinido não irá saturar o mercado, Anitta argumenta que foi tudo muito bem planeado: a ordem, a quantidade de músicas e o estilo das mesmas e dos videoclipes, de forma a "fugir ao máximo possível das partes negativas". 
O single "Will I see you" foi destinado especialmente para as rádios adultas que passam música popular brasileira (chamada MPB) e dirigir-se a outro público, que não sai necessariamente à noite.
Anitta já tem sete duetos garantidos até ao final do ano que vem e planeia a carreira a longo prazo, revelando ser também uma empresária astuta que assume toda a responsabilidade pela sua carreira e procura sempre renovar-se, inovar e surpreender.
Anitta afirma não ter a expectativa de começar de forma gigantesca lá fora, ou seja, que este trabalho agora lançado seja um estoiro mundial. Refere estar a dar início aos primeiros trabalhos internacionais num projecto que pretende dar a conhecer aos poucos quem ela é, passando da música para a pessoa. 
Anitta apresenta-se de forma natural, evitando cair no absurdo ou assumir um risco absoluto, na medida em que procurará sempre "estar com a cara do Brasil" e deixá-lo alimentado e nutrido com a sua música sem perder a essência artística que a fez chegar tão longe.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla