Marie Forleo: Como obter tudo o que queremos

Há algumas semanas, ao navegar no site da coach Marie Forleo (www.marieforleo.com/ deparei-me com um treino audio gratuito "How to get anything you want", que me suscitou curiosidade, pelo que escutei a gravação de cerca de 1 hora e 4 minutos e anotei os pontos que achei mais importantes.
Em linhas gerais tudo se resume a três passos: especificar o que mais queremos, eliminar desculpas e entrar em acção. Parece fácil mas há sempre variáveis que tornam o nosso caminho não linear, com avanços seguidos de tropeços e quedas. Vou analisar alguns dos aspectos mais importantes de cada um deles.
Em primeiro lugar, decidir implica cortar com outras opções possíveis e mudar os nossos comportamentos, linguagem de dentro para fora, dando significado às nossas circunstâncias. Trata-se não só de perceber o que queremos mas porquê, já que quem tem razões suficientemente fortes e enraizadas pode aguentar o que quer que aconteça e arranjar sempre uma maneira de dar a volta por cima. Ao escrever objectivos, como se sentiria se os alcançasse está a conectar-se com algo primordial: o seu propósito.
Nesta segunda ordem de ideias, tem de desvincular-se com os hábitos, mesmo os de pensamento, que a não a beneficiam e fazem dizer "Eu podia conseguir isto se..." Somos 10% do que nos acontece e 90% a forma como reagimos a isso. Há claramente coisas que não controlamos mas normalmente temos mais poder do que aquilo que imaginamos. Não podemos culpar factores externos ou os outros pelos nossos fracassos, temos de exercitar a nossa perseverança, a capacidade de fazer esforços e simplesmente seguir em frente. Se algo é prioritário para si tem de encontrar tempo para isso e estabelecer uma linha divisória entre o que não pode fazer e o que não quer. O objectivo é ter de volta as rédeas da sua vida, sentir que tens os recursos necessários ao seu dispor para co-criar uma realidade agradável. Tudo é passível de ser compreendido.
Em último lugar mas não menos importante vem a passagem à prática. A acção é magia. Através do trabalho consistente, focado, de uma visão orientada para o progresso, vai começar a ver resultados. Divida grandes metas em pequenos objectivos, avance apesar dos seus medos e inseguranças. Não é preciso ver a escadaria inteira para dar um primeiro passo. Tenha fé, confiança e coragem, vá para além das ideias usuais e dê asas a toda a sua paixão e criatividade. 
Em suma, estabeleça o seu propósito com clareza, não coloque obstáculos a si mesma e passe à prática. Por vezes a bagagem de desilusões anteriores é muito pesada mas se se visualizar apenas como um recipiente que pretende servir os outros, tudo se torna menos complicado. Muitos bloqueios criativos advém de nos sentirmos paralisados por pensarmos demais e acharmos que tem de estar tudo perfeito para avançarmos. Nada mais errado. Não existe uma maneira perfeita de fazer as coisas até porque a perfeição não existe. Tem de entrar em movimento e entender qual é o seu caminho à medida que anda e fazer os ajustes necessários. Inevitavelmente vai crescer e mudar de ideias mas isso é uma parte natural da vida, a beleza da aprendizagem é que nunca se esgota.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla