Jackie, Psiquiatras & Rachel Platten


Filme: "Jackie (2016)_ Este é um drama biográfico do realizador chileno Pablo Larraín que tem Natalie Portman no papel principal de Jackie Kennedy, acompanhando a sua vida após o marido, o Presidente John F. Kennedy, ser assassinado, em 22 de Novembro de 1963. Nomeada para o Óscar pela segunda vez (que tinha vencido por Cisne negro de Darren Aronofsky), Natalie acabou por perdeu para Emma Stone, o que não retira qualquer brilho à sua prestação repleta de minúcia daquela que foi um ícone de estilo e modo mas também uma mulher que manteve a dignidade no meio de extremo sofrimento. O relato da película foca-se nos quatros dias de Jackie depois da perda brutal do marido e retrata na perfeição a sua confusão, choque e dor bem como o início do processo de luto. O foco está na entrevista que a primeira-dama deu ao jornalista Theodore H. White deu para a revista Life, da sua casa em Massachusetts.


Livro: "Psiquiatras (2015) de Jeffrey A. Lieberman_ Nesta obra o autor, psiquiatra, antigo Presidente da Associação Psiquiátrica Americana e professor universitário, conta-nos as origens da Psiquiatria e a sua evolução desde tratamentos prejudiciais como a hidroterapia, coma de insulina ou lobotomias para a sua evolução e transformação numa profissão baseada em evidências. De uma leitura fascinante, simples e esclarecedora, "Psiquiatras" urge-nos a tratar a doença mental como uma condição clínica e não como um estado mental. A história contada leva-nos dos asilos para a prática em consultório e das terapias dinâmicas como a psicanálise para os novos medicamentos. Cobre a Revolução desencadeada por Freud, a abolição da homossexualidade como doença mental, a feitura do novo DMS (Diagnostic Manual for Mental Disorders) e o surgimento de tratamentos recentes como a terapia cognitiva comportamental. A eficácia das novas abordagens e o maior conhecimento do cérebro vão permitir que a Psiquiatra desbrave caminhos novos e se afirme como uma carreira imprescindível à saúde em comunidade.  


Música: Rachel Platten "Wildfire" (2016)_ Primeiro álbum de estúdio da cantora norte-americana e compositora Rachel Platten numa grande editora, Columbia Records, "Wildfire" é um conjunto de melodias pop poderosas e contagiantes, que falam de temas como amor, resiliência, luta e superação. Destaque para "Fight song", "I stand by you", "Speechless", "Better place" e "Astronauts".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla