Modelo de coisas para fazer com cem anos

Nos dias de hoje, há um fervoroso culto da produtividade e uma imensidão de calendários, aplicações e os chamados bullet journals. No entanto a preocupação de fazer coisas não é recente nem exclusiva da era moderna. Ainda não foi identificado claramente o melhor modelo para fazer coisas, especialmente nesta era digital em que temos tantas distracções e o nosso tempo de atenção está cada vez mais curto.
No entanto, vale a pena ter em consideração uma ideia com cerca de um século: o método de Ivy Lee, que leva o nome do seu criador, um grande consultor de produtividade do seu tempo.
1_ Antes de dar por terminado o trabalho do dia, aponta as coisas mais importantes que precisas de fazer no dia seguinte (Lee sugere não escrever mais do que seis).
2_ Ordena a lista de mais para menos importante
3_ De manhã, começa no primeiro item e continua a trabalhar até ter terminado. Aconselha-se não passar à tarefa seguinte a ter acabado a primeira.
4_ Se não conseguires fazer todos os items da lista, não há problema, apenas agenda-a para o dia seguinte.
O ponto forte deste método é a sua simplicidade, não é preciso ter quaisquer dotes artísticos. É necessário apenas identificar as tuas tarefas mais importantes, de forma directa, sem o multitasking confuso e exaustivo que é tão comum na azáfama da actualidade.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla