Tristeza de Verão


No Verão temos tendência a andar mais bem-dispostos, mais leves, com o sol a bronzear-nos a pele. Mas nem sempre o calor traz consigo sensações agradáveis e proveitosas. O  Verão pode ser sinónimo de estagnação, de uma dor emocional que não se consegue explicar muito bem de onde vem, de não conseguir desfrutar os momentos e fechar-se em si mesmo, como um diário a sete chaves.
Se nas altas temperaturas ansiamos por uma brisa que nos alivie o desconforto, quando nos sentimos mal também tentamos nos agarrar desesperadamente a algo que faça a tristeza passar. A tristeza de Verão pode dever-se a vários factores desde complexos com o corpo nomeadamente ter de ir para a praia usando roupa reduzida a problemas não resolvidos internamente. Por vezes sentimo-nos feios, gordos, danificados, indignos de sermos amados, casos perdidos. A saúde física e psicológica parece fora do nosso alcance. Mas será que isso é mesmo verdade? Conteste os seus pensamentos negativos e não deixe que estes se tornem um ciclo vicioso, que põe tudo em causa e se conecta à sua identidade profundamente. A tristeza profunda ou mesmo a depressão não têm de a definir, são apenas condições a serem tratadas e não há motivo para pensar que não é possível ficar melhor.
Aceitar que por vezes vamos cometer erros, cair ou sofrer torna-nos mais flexíveis para que quando essas situações acontecerem conseguirmo-nos ver do lado de fora e identificar a luz ao fundo do túnel. Para tal é necessário desapegarmo-nos de muitos pensamentos que não nos acrescentam nada e sem nenhuma utilidade, que na verdade nos aprisionam. 
Tentar ser positiva exige foco, redireccionar os nossos esforços, saber do que desistir e no que deve investir. A maior liberdade consiste em conseguir apreciar a paisagem que é a vida e dormir de consciência tranquila porque independentemente de falhar ou não, se fez tudo o possível para dizer adeus à tristeza, encontrar soluções para as dúvidas que nos angustiam e avançar rumo a um destino mais brilhante.  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla