Ronaldo


Lançado a 9 de Novembro de 2015 pelo mundo inteiro, "Ronaldo" é um documentário britânico dirigido por Anthony Wonke e com Asif Kasapadia como produtor executivo (o realizador de "Senna" em 2010 e "Amy" em 2015)   . Acompanha a vida e carreira do jogador português Cristiano Ronaldo durante 14 meses no seu actual clube, o Real de Madrid e a jogar pela Selecção Nacional no Mundial de 2014. O filme foi rodado na sua ilha natal, a Madeira, em Lisboa e em Madrid, onde o atleta reside com o seu filho, Cristiano Ronaldo Júnior.
Nascido a 5 de Fevereiro de 1985, Ronaldo começa a carreira desportiva aos oito anos num pequeno clube de futebol e rapidamente se destaca, personificando a meritocracia. Aos doze anos vem viver sozinho para Lisboa jogar pelo Sporting e a partir daí pode-se dizer que o resto é história. Depois de uma transferência milionária para o Manchester aos 18 anos, Ronaldo vem para o Real de Madrid em 2009 e inicia um novo ciclo na sua carreira, cujo ponto auge foram as distinções Ballon d' Or (2008), Melhor jogador do mundo pela FIFA (2008) e FIFA Ballon d' Or (2013 e 2014). Tudo indica que deverá conquistar novamente este último galardão no início do próximo ano.
O que há de interessante neste documentário para além das conquistas profissionais do actual capitão da Selecção Portuguesa de Futebol (que fez Portugal vibrar de emoção com a conquista do Campeonato Europeu que terminou no passado dia 10 de Julho) é a janela que abre ao seu lado pessoal. Testemunhamos os sacrifícios que fez para se tornar jogador de futebol profissional, a dor de perder o pai que era alcoólico, os laços extremamente fortes que o ligam à família e aos amigos, a cumplicidade e amor entre ele e o filho, Cristianinho, que vemos partilhar momentos íntimos com o pai, desde ver televisão a brincadeiras e actividades físicas, entre outras. 
Apesar de ter uma mão cheia de carros de luxo, Cristiano Ronaldo mostra-se uma pessoa como nós, de carne e osso, que se esforça por ser o melhor naquilo que faz, que tem a ambição de continuar a construir o seu império mas que também fica cansado com o constante escrutínio e atenção mediática de que é alvo. 
Habituado a viver sobre pressão, Ronaldo afirma que a relação com Lionel Messi é amigável e que a rivalidade dentro do campo é saudável, permitindo o aperfeiçoamento de cada um como jogador. Cristiano Ronaldo fala ainda de ter de jogar com dor durante o último Mundial, derivada a uma tendinite rotuliana e a imensa frustração de não ter podido ajudar mais a equipa nacional por o corpo não lhe permitir. Vemos ainda o sofrimento da mãe, Dolores Aveiro, a assistir aos jogos dos filhos, o envolvimento do seu empresário na sua carreira e a ligação de amizade que os une sem esquecer o apoio permanente dos irmãos Hugo, Elma e Kátia. O atleta afirma categoricamente que não seria quem é hoje sem o suporte dos que lhe são mais próximos, mostra-se confiante nas suas capacidades e focado no presente.
"Ronaldo" é para além do uma história de sucesso, do menino que veio do nada e atingiu tudo com que sempre sonhou, uma lição de vida. De luta, de humildade, de sofrimento, de dar a volta às situações menos boas da vida e continuar a seguir em frente, rodeado dos entes queridos. Este documentário mostra que o desporto é mais do que uma modalidade, é uma realização de potencialidades humanas, é força, é paixão. É sentirmos por momentos que podemos ficar um pouco mais próximos de um Olimpo imaginário, como se semi deuses tivessem descido à Terra.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla