O cabelo
O cabelo diz muito sobre a nossa personalidade e é uma marca pessoal. Independentemente de ser liso, ondulado, encaracolado, curto, médio ou comprido todos queremos ter um cabelo saudável e bonito, que brilhe e expresse a nossa identidade. Um bom corte de cabelo pode aumentar a nossa confiança, fazer-nos sentir mais aceites e até aumentar o nosso carisma e poder de sedução. Um determinado penteado pode simbolizar uma fase específica da nossa vida e mudá-lo, a nossa necessidade de cortar com o passado e seguir adiante. Uma amiga que tinha o cabelo tão longo que lhe passava as costas, depois de terminar o namoro de cerca de uma década, cortou-o pelas orelhas em formato bob. São muitos os estilos e cortes que podemos adoptar, quase como se fossemos encarnar uma personagem. Desde penteados curtos como o pixie cut a madeixas compridas e bem hidratadas, solto, com traças ou apanhados elaborados o que importa é sentir-se bem na própria pele e que o seu cabelo é o complemento exterior perfeito para o seu interior. No Verão muitas vezes opta-se por cortar alguns centímetros de cabelo e pintar com cores mais claras, para dar um visual mais fresco, despojado e leve.
De facto, nunca foi tão fácil pintar o cabelo, seja em casa ou na cabeleireira. A primeira vez que me atrevi a tal tinha 15 anos e fiz umas madeixas louras para o casamento de um familiar. Aos 18 decidi pintar o cabelo todo de louro avelã da marca Bellady. Fiquei muito satisfeita com o resultado mas a verdade é que não se notava assim tanto então experimentei o louro médio da Excellence Creme da L'oréal e achei que tinha aclarado demais, na medida em que me deu um tom acobreado ao cabelo que não apreciei por aí além. Uma nova cor de cabelo deve deixar-nos à vontade e não constrangidas com a diferença.
Depois saiu a fantástica gama dos brownies da L'oréal e cada cor me encantava mais do que a outra. Pintei de chocolate (mais escuro que o meu tom natural), chocolate quente (que era um pouco mais para o ruivo) e por último, de chocolate cappuccino (que adorei). Desta vez senti-me bem com o meu cabelo e a maneira como adornava o meu visual. Já não o pinto há uns três ou quatro anos porque queria que voltasse à sua cor natural que estava um pouco perdida no meio do processo de pintar constante e também que recuperasse mais força e vitalidade.
O cabelo é assim um aliado estético, que pode dar forma e dar valor ao resto. Um fio de cabelo nada mais é do que um pêlo que cresce no couro cabeludo, a parte superior das cabeças dos seres humanos. A título de curiosidade, sabe-se uma pessoa adulta tem 150 mil fios capilares que crescem aproximadamente 1 cm por mês. O cabelo é desta forma um fio queratinizado que cresce na pele dos mamíferos e se subdivide em cutícula, cortex e medula. O seu aspecto pode ser indicador de várias doenças.
Acredito que todos podemos ter um cabelo dito Pantene, quer seja da cor natural ou pintado, de tamanho pequeno ou longo. O cabelo não nos define mas pode acrescentar-nos algo marcante e especial. Cuidar da sua saúde é fundamental para estar bem no seu todo, uma vez que a mais ínfima parte de si pode dizer muito sobre a sua condição geral e revelar muitos segredos.
Comentários
Enviar um comentário