Coaching

O coaching é uma nova metodologia baseada em processos de aprendizagem catalisadores do desenvolvimento do potencial humano. É o produto de um conjunto de conhecimentos adquiridos ao longo da história do pensamento.
O coaching utiliza conhecimentos de diversas ciências como a psicologia, neurociência e planeamento estratégico para levar à conquista em resultados concretos em parâmetros profissionais, pessoais, sociais, familiares, financeiros e financeiros. É um processo que produz mudanças positivas e duradouras num curto espaço de tempo. Tira os indivíduos do seu estado atual e, de forma assertiva, fá-los romper com a sua limitação levando-os ao estado desejado. Para tal visualiza-se pontos individuais, trabalha-se a autoconfiança e rompe-se com as barreiras limitativas, permitindo às pessoas conhecerem-se e atingirem o seu potencial máximo.
O coaching visa uma mudança de paradigmas e formular o objectivo pela positiva, validando-o com base em evidências e resultados concretos. Aufere recursos existentes no estado atual e recursos a obter. Descobre os valores por detrás do objectivo, mede a ecologia, determinando as consequências e impactos. Aponta um enquadramento prático à acção.
Visa melhorar o desempenho, desenvolver o potencial humano. Uma das perguntas feitas diz respeito ao jogo interior, é aquilo que diariamente dizemos a nós próprios “Quão grande eu sou?”. Segundo Alexandra Lemos, o coaching “põe as pessoas a dar o seu melhor através de uma reflexão que conduz à acção”. Há diversos tipos de coaching: mind coach, life coach, executive coach, entre outros. O coacher trabalha a visão sistémica, vê para além daquilo que é dito, observa a linguagem corporal, não faz juízos de valor e está bem resolvido consigo mesmo.
Há uma relação de interdependência, no sentido de por a alma no esqueleto e conhecer quem é que mora nele. É preciso ter uma sensação de pertença, de ordem e de equilíbrio, isto é, as pessoas necessitam de estar onde querem estar, alinhados com o seu propósito de vida, em que o trabalho não se apresenta como um fardo. “É importante ter energia no olhar para levar os outros a darem o seu melhor” afirma Alexandra Lemos.
Confidencial, o processo de coaching funciona através de sessões entre o coach que tem a função de apoiar, despertar e estimular o seu cliente, também chamado coachee. Dura entre uma a duas horas e é muito flexível podendo ser aplicado a pessoas, profissionais de qualquer ramo de actividade e empresas.
É possível tornar-se coach ao fazer a Certificação Internacional em Coaching pela ICC- International Coaching Community, da qual a PREMIUM COACHING é, desde Janeiro de 2016, a representante em Portugal. Alexandra Lemos é a international trainer da ICC no nosso país. O curso da Certificação Internacional em Coaching pela ICC é Foundation level e cobre ferramentas e abordagens transversais às intervenções em team, life e executive coaching. Este curso confere o grau de International Certified Coach, qualificação profissional reconhecida em mais de 65 países em todo o mundo. 

Comentários

  1. Obrigada, Paula, pela referência ao Coaching e à minha pessoa. Eu faço o que amo e desenvolvo programas e projetos de coaching com muitas pessoas, além da certificação de pessoas para a prática do coaching profissional pela ICC - International Coaching Community. Acredito em Pessoas como a Paula, que mostram o talento da dedicação ao outro, com elevada qualidade técnica e humana. A escrita é um veículo de construção de pontes entre as Pessoas, e que aproxima quem nutre a riqueza interior e a faz circular pelo prazer da partilha. Força e obrigada, Alexandra Lemos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla