"Não queiras ser perfeita mas faz o melhor por ti"
Jessica Athayde é uma actriz portuguesa nascida em Lisboa a 21 de Dezembro de 1985, filha de mãe inglesa e pai português. Com 30 anos de idade, tem já mais de 10 de carreira na TVI onde se estreou na série juvenil "Morangos com açúcar". Do seu currículo fazem parte papeis na ficção nacional em "Ilha dos amores", "A outra", "Doce tentação", "Destinos cruzados", "Santa Barbára", entre outros e é detentora de um contrato de exclusividade com a estação. Tem um blogue denominado Jessy James onde partilha receitas, viagens, o seu quotidiano e no fundo, o que a faz feliz. Escreve ainda uma crónica semanal para o jornal "Metro". Dá voz a desenhos animados como o Bolt e a Smurfina. Abraça diversas causas de solidariedade contra os maus-tratos dos animais, contra a violência doméstica e defende os direitos das mulheres. Foi notícia há poucas semanas por se ter casado em segredo em Bali, Indonésia com o fotógrafo Gonçalo Claro.
"Não queiras ser perfeita mas faz o melhor por ti" (2015) editado pela Esfera dos Livros é uma resposta ao facto de, após ter desfilado no Moda Lisboa em que foi acusada por algumas pessoas de estar acima do peso. Jessica decide então partilhar que já sofreu de anorexia nervosa e de ataques de ansiedade e conta-nos a jornada que percorreu para aceitar o seu corpo e tornar-se uma pessoa mais saudável, equilibrada e plena de felicidade. O livro fala de muitos temas que podemos ver logo na capa: meditação, dança, sumos verdes, raw food, exercício físico, prazer de viver, super alimentos e receitas sem glúten. Jessica começa por contar como ao pesar 42 quilos, com uma anemia grave e o corpo muito fraco se sentiu a bater no fundo física e psicologicamente. Desmaiou no trabalho e teve de ser internada no Hospital. Decide então adoptar uma alimentação mais saudável sob o lema de que ao mudar os nossos hábitos, mudamos a nossa vida."Ser saudável não é sinónimo de 0% de gordura, abdominais definidos ou um peso-pluma, mas antes de um corpo forte e nutrido que cuidamos e respeitamos, independentemente da sua forma", Confrontada com tomar ansiolíticos para o resto da vida, Jessica decide voltar-se para a medicina chinesa, a acupunctura e enfrentar a sua depressão de frente, buscando restaurar a sua saúde emocional. De referir que a naturopatia é considerada uma terapia holística, que pretende curar o organismos e todas as suas partes através da Natureza. De seguida o livro apresenta algumas receitas sem glúten e raw food (comida crua). Como superalimentos a autora refere a erva de trigo, camu camu, clorela, spirulina, cacau cru em pó, lucuma, pólen de flores cru, sementes de cânhamo, sementes de chia e proteína de ervilha. Uma das receitas mais simples de sumos verdes leva apenas com dois ingredientes: quivis e espinafres.
A actriz e agora escritora aconselha a ter sempre na cozinha: fruta e legumes da época, quinoa (branca, vermelha ou preta), flocos de aveia sem glúten, lentilhas, grau-de-bico, feijão, leite de arroz/amêndoas/quinoa, linhaça, girassol, pevides, chia, sésamo, goji, passas, ovos biológicos, frutos secos (nozes, amêndoas, cajus e avelãs), sal marinho, ervas aromáticas (tomilho, alecrim, orégãos, manjericão, óleo de coco (que pode substituir o azeite), superalimentos e chocolate.
"Se por um lado somos o que comemos, a verdade é que o corpo reflecte o grau de movimento que lhe oferecemos. Depois de ter começado a ouvi-lo e a dar-lhe o que me pedia, ganhei uma autoestima que desconhecia". É desta forma que Jessica Athayde inicia o capítulo dedicado ao exercício físico em que pede aos leitores para se mexerem, combatendo o sedentarismo tão perigoso para a saúde. Para tal pode-se andar sempre que possível, preferir ir pelas escadas em vez do elevador, fazer flexões num local onde se passa muito tempo e levantar-se pelo menos de hora a hora para esticar as pernas. Antes de treinar intensivamente, é recomendável procurar o seu médico, ser realista e estabelecer pequenos objectivos que a encorajem a continuar em frente. Consistência e disciplina são também palavras-chave.
Nos capítulos finais Jessica fala da ansiedade e da meditação, que a ajudou a superar este problema. Não dramatizar, identificar os pensamentos negativos, ser assertiva, cortar com vícios como cafeína, sal, nicotina e bebidas energéticas e estimulantes são alguns dos truques da actriz para cuidar da ligação corpo e mente. Na altura da meditação os conselhos são: escolher o momento certo, escolher o tempo certo, usar os sons em redor ou de outros dispositivos, escolher uma posição confortável, ter atenção à respiração, concentração e foco. No final, Jessica dá-nos a sua receita da felicidade que passa pelos passeios com o seu cão Júlio, fazer mergulho e praticar dança intercalada com ginásio.
Em termos simplistas a autora faz uma lista que sintetiza a obra: tem mais atenção ao que comes, mexe-te pela tua saúde, cuida da tua mente e não te esqueças de ser feliz,
"Somos responsáveis pela nossa saúde física e mental, e tratarmos de nós não é só comer bem e mexer o corpo, é cuidarmos dos nossos pensamentos, do nosso coração e da forma como eles se alinham. Afinal consigo! E isso faz-me sentir mais calma, mais bonita, mais segura e infinitamente mais capaz", conclui Jessica Athayde.
Comentários
Enviar um comentário