Conselhos para a mente de Deepak Chopra



Deepak Chopra é uma das figuras mais famosas e controversas da actualidade. Praticante de medicina alternativa e de saúde holística, é um dos gurus mais bem sucedidos na nova era, com uma cadeia de negócios que movimenta milhões de dólares.
Autor de mais de 70 obras, Chopra defende que a melhor forma de maximizarmos e a actividade do nosso cérebro é conhecendo-o melhor. O autor em parceria com Rudopolph E. Tanzi revela no seu novo livro “Super Brain: Unleashing the explosive power of your mind to maximize health, happiness and spiritual well-being” (2012) dicas para melhorar o corpo e a mente.
"O nosso cérebro é o único órgão que muda instantaneamente de acordo como a mente se relaciona com ele. Podemos relacionar-nos com nosso cérebro de formas positivas ou negativas e dependendo daquelas que escolhermos, as células cerebrais, ligações neuronais e áreas de alta e baixa actividade serão alteradas. Em suma, pensar no melhor funcionamento do nosso cérebro é a maneira mais eficiente de melhorá-lo." Para melhorar esta relação devemos prestar atenção aos mecanismos cerebrais e investindo o tempo em actividades que nos dêem prazer, que nos inspirem e reduzam os níveis de stress.
Os conselhos de Chopra para alcançar este feito incluem: fazer algo criativo todos os dias, evitar a rotina entorpecedora, ler poesia e material espiritual motivante, estar em contacto com a natureza, conviver com uma pessoa que nos aqueça o coração, tirar algum tempo para estar sozinha e praticar relaxamento, meditação e auto-respeito. Seguir uma visão pessoal, ligar-nos a uma causa que é maior que nós, correr o risco de amar e sermos amado e lidar correctamente com emoções negativas (raiva, ansiedade, dor) são outros dos pontos fulcrais da obra.
O ponto de partida é cuidar do nosso cérebro e dos nossos pensamentos de forma dedicada e amorosa. É vital não ficar presa em ideias antigas e não encarar a passagem do tempo de forma desolada, fatalista (não pensando que o passado foi a nossa era dourada). Há que identificar o que nos desperta e entusiasma, tomar as rédeas da vida nas próprias mãos, não ceder a impulsos egoístas, não temer de desafios e novidades.
A vida deve ser encarada com um olhar tão positivo quanto possível, tentando ser um pouco mais feliz a cada dia. Devemos apreciar o uso da nossa mente, nutrindo-a e fortificando-a para que a idade não nos retire lucidez e vivacidade, e em vez disso nos acrescente experiências marcantes, mais sabedoria e encanto.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla