Melhores amigos: veado & corvo


Uma cena inusitada foi fotografada por Harry Tsappas numa visita ao Richmond Park, no sudoeste de Londres, um corvo pousado na cabeça de um veado. O veado recebeu placidamente as atenções do corvo, que debicava parasitas na sua pelagem.
Em declarações ao Daily Mail, Tsappas relata: “O pássaro perseguiu o veado toda a manhã. Ficou em cima dele durante vários minutos. O veado pareceu satisfeito por estar a ser limpo. Quando se fartou, abanou a cabeça e o pássaro voou para longe”. O engenheiro de profissão e fotógrafo nos tempos livres rematou “Já tinha visto pássaros atrás de veados e pousarem nas suas costas mas nunca nas suas cabeças. Ver isto acontecer é algo que nunca irei esquecer.”
Os veados ou cervos são mamíferos da ordem dos artiodáctilos, da família Cervidae. Etimologicamente, a designação veado deriva do latim venatu; caça morta.
São animais polígamos e herbívoros restritos, alimentando-se sobretudo de rebentos, líquenes, folhas e frutos (os seus estômagos não conseguem digerir vegetação fibrosa como a erva). 
Têm grande necessidade de minerais, necessários para as hastes possuídas pelos machos da maioria das espécie. Estas hastes, à base de sais de cálcio, renovam-se todos os anos e são usados sobretudo como arma de ataque na época de acasamento, em que os veados disputam entre si para ficarem com as fêmeas. Os veados sem hastes têm longos caninos superiores que usam para os mesmos fins.
Muitas espécies de veados estão em perigo de extinção e algumas espécies do continente americano foram dizimadas, pela caça à sua carne. Estes grandes mamíferos têm pelagem castanha ou avermelhada, homogénea nos adultos. Encontram-se distribuídos um pouco por todo o mundo, desde a Europa, Estados Unidos, Argentina Ásia, Nova Zelândia e norte de África.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla