A inspiração de Nick


Nascido a 4 de Dezembro de 1982, a história de Nick Vujicic é um dos exemplos mais notáveis da capacidade humana de superação e de encontrar felicidade, vencendo quaisquer circunstâncias. Nick veio ao sem braços nem pernas (devido ao síndrome de Tetra Amelia, uma condição rara, caracterizada pela ausência dos quatro membros). Carregando o pesado estigma da diferença, Nick lutou tenazmente na infância e adolescência para se adaptar e conviver com os colegas. Após períodos difíceis marcados por bullying e uma depressão profunda que o levou a considerar acabar com a própria vida, Nick resolve adoptar uma atitude de gratidão pelo milagre da existência e viver com alegria, liberdade, seguindo as suas paixões, como se não tivesse nenhum condicionalismo. 
Ancorado por uma fé imensa em Deus e no papel a desempenhar na Terra, começa a dar palestras motivacionais e descobre o seu verdadeiro sonho e propósito de vida: ser orador público e levar a sua mensagem de esperança e optimiso aos quatro cantos do mundo.
Com 17 anos de idade, Vujicic funda uma associação sem fins lucrativos para ajudar pessoas na mesma condição que ele "Life without limbs." Aos 21, licencia-se duplamente em Planeamento Financeiro e Contabilidade. Aprende a fazer surf, ensinado por Bethany Hamilton (surfista que perdeu um braço após ser atacada por um tubarão e mesmo assim, nunca desistiu das ondas). 
Um pequeno dedo numa das extremidade do corpo permite a Nick manejar objectos como um telemóvel, usar computador, falar ao telefone, etc. Apesar de precisar de alguma ajuda, tem autonomia para realizar a maior parte das funções de uma pessoa sem qualquer deficiência física. Nick fez questão de sempre tentar fazer as coisas por si próprio, usando a testa para se levantar, por exemplo. É extremamente dedicado à filantropia, procurando fazer o máximo possível pelos mais necessitados. 
Em 2005 lançou um dvd "Life's greater purpose", um mini-documentário que acompanha o seu dia-a-dia e executa diversas actividades, derrubando barreiras e tocando o coração de centenas de pessoas. Em 2010 publicou o livro "Life without limbs: Inspiration for a ridicously good life", onde relata a sua história de vida e os pensamentos que o ajudaram a transformar uma situação desesperante de vítima num sobrevivente feliz e lutador. Uma das ideias do orador é de que os momentos de sofrimento são experiências de construção de carácter, que acabam por fortalecer a nossa identidade e nos preparam para fases seguintes de desafios, exigências, ganhos e perdas.  O autor defende que tudo o que vale a pena implica risco e uma dose de ousadia, para que daí se possam colher bons frutos. 
De etnia sérvia e nacionalidade australiana, Nick reside actualmente na California, com a mulher, Kanae Miyahara. Continua a discursar desassombradamente perante públicos numerosos em escolas, congregações, reuniões empresariais, corporações, entre outros. 
 A filosofia fundamental de Nick Vujicic é que, independentemente da raça, sexo ou religião, com algum esforço é possível a qualquer ser humano alcançar os seus objectivos e ter uma vida inacreditavelmente boa.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla