Moda dos anos 60

Nos anos 60 o aspecto exterior estava mais do que nunca relacionados com o comportamento e ideais individuais. O estilo da juventude era marcado por irreverência, originalidade, por uma atitude de inconformismo e luta pela liberdade.
A minissaia, criada por Mary Quant e André Courrêges, foi a grande invenção dos anos 60, cuja moda passou a acompanhar as tendências usadas nas ruas das cidades mais cosmopolitas do mundo como Londres e Paris.

Ícones do cinema e música desta época incluem nomes como Audrey Hepburn, Natalie Wood, Julie Christie, Joan Baez, Jane Birkin, Françoise Hardy, etc.

O estilo dos anos 60 destaca-se pela variedade que contempla numerosos elementos desde o psicadélico, arte noveau, influências egípcias,  formas geométricas, padrões românticos (patentes no visual florido, retro e campestre) experimentações visuais e neoplasticismo. Os tecidos variam desde as fibras naturais às sintéticas (também usadas nas perucas, altamente populares).
O esilo unisexo ganhou popularidade com o uso dos jeans e camisolas sem gola. Pela primeira vez, as mulheres usavam com desenvoltura roupas tradicionalmente do sexo oposto, como smokings, que simbolizavam a sua emancipação e autonomia.
Na maquiagem, os olhos eram o ponto forte e os batons discretos, de cores claras. O ar ingénuo e bucólico enquadrava-se com o estilo hippie e o pacismo desta época. Os anos 60 foram um período histórico de efervescência e novidade constante, assente nas asas da imaginação de artistas, estilistas e de cidadãos que quebravam regras em nome de uma reforma da sociedade.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla