Edemas pulmonares



Designa-se por edema pulmonar a acumulação de líquido nos tecidos dos pulmões. Esta é uma das emergências médicas mais frequentes e põe em risco a vida humana se não for o edema não for tratado atempadamente. Provoca dificuldades na troca gasosa e, eventualmente, insuficiência respiratória.
O edema pulmonar pode ser causado por alguma doença aguda ou crónica ou outros casos especiais. Doenças do coração tais como cardiomiopatia (no músculo cardíaco), infarto agudo do miocárdio e deficiências nas válvulas cardíacas são algumas das principais causas de edema pulmonar. Quando o coração não funciona bem e deixa de bombear o sangue de forma eficiente, este acumula-se nos pulmões, provocando o desenvolvimento de sintomas desta doença tais como encurtamento de respiração. Esta falta de ar tem tendência a agravar-se com actividades e a manifestar-se quando a pessoa se deita em posição baixa. Outros sintomas incluem aumento da pressão arterial, opressão no tórax, tosse (com possível expectoração de sangue ou espuma), chiado no peitoral, batimentos rápidos do coração (taquicardia), tez azulada da pele devido à falta de ar e ansiedade.
Outros quadros clínicos que podem levar ao edema pumonar são pneumonia, diminuição de proteínas circulantes no sangue (por problemas nos rins ou fígado), reacções alérgicas a medicações, abuso de drogas. Para além disso mudar de uma zona de baixa altitude para alta e radioterapia para tumores no tórax.
A situação de edema pulmonar é diagnosticada pelo médico após o exame físico, história clínica (especialmente se houver doença do coração ou pulmões) e de uso de medicações. A patologia confirma-se com uma radiografia do tórax que apresentará o excesso de líquido nos pulmões. Caso necessário, podem ser solicitados mais exames complementares para identificar a origem da doença.
O tratamento deve iniciar-se de imediato e depende da gravidade do quadro clínico e da causa do edema pulmonar. Se este se dever a insuficiência do coração em bombear o sangue, são utilizadas medicações para fortalecer o coração e diuréticos. O paciente de ser sentado na cama com as pernas pendentes, para facilitar o trabalho do coração. Oxigénio através de catéter, máscara facial ou ventiladores mecânicos farão a respiração artificial necessária. Em linhas gerais, o tratamento procurará maximizar a função respiratória e eliminar a causa do edema.
A prevenção do edema pulmonar passa por acompanhamento médico, medicação, realização de exames médicos com regularidade tais como a gasometria arterial (medição da quantidade de oxigénio no sangue).


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla